Saber Estudar #4 – Definição de Objetivos

Por Sílvia Henriqueto em

Se não soubermos onde queremos chegar e quais os passos para o conseguirmos, dificilmente chegaremos a algum lado. Nesse sentido, é importante que ajude o seu filho a definir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A definição de metas e objetivos de aprendizagem é essencial para garantir um bom desempenho escolar. Por exemplo: tirar um 5 no final do ano a matemática – quais os objetivos para cada período? E para cada teste?

Afinal o que são objetivos?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concretas do que se deseja alcançar, por exemplo: tirar um 5 no final do ano a matemática. Os objetivos podem ser definidos a curto, médio ou longo prazo. No caso da nota 5 a matemática (objetivo de final de ano a longo prazo), importa definir os objetivos para cada período (objetivo a médio prazo) e, ainda, para cada teste (objetivo a curto prazo).

Muitas vezes, é necessário definirmos uma meta maior para ultrapassar pequenos obstáculos. Se o nosso filho quer ser professor de desporto e não gosta de matemática e inglês, nem consegue perceber porque tem de estudar para essas disciplinas, ajude-o a refletir sobre os objetivos a longo prazo.

Por vezes, é necessário alcançar objetivos menos estimulantes, para conseguir alcançar metas mais ambiciosas (por exemplo, estudar para disciplinas que não se gosta tanto, de modo a obter uma boa média que permita ingressar no curso escolhido no ensino superior). Nestas situações, deve ajudar o seu filho a pensar que, apesar da tarefa a curto prazo, esta tem como propósito algo que é do total interesse do seu filho e, assim, aumenta a sua motivação.

Como definir objetivos?

Para ajudar a definir as nossas metas e objetivos, podemos planificar de uma forma SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-Bound).

Se o seu filho está “sem rumo” nestas primeiras aprendizagens do 1º período, deixamos o desafio para, em conjunto com ele, estabelecer metas e objetivos. Com base no método SMART, definam os metas para cada disciplina. Depois, de acordo com as metas delimitadas, definam os objetivos para cada disciplina, período a período.

Veja esta e outras dicas aqui!