Consignação do IRS

Ser Solidário no IRS

Hoje em dia é muito prático e rápido ser solidário através do seu IRS. Pode apoiar instituições de solidariedade social como a APEXA e sem gastar um único cêntimo.

Pode fazê-lo através do Quadro 11 da folha de rosto (Modelo 3).
Para ser solidário no IRS não precisa de fazer nenhum investimento gigante de tempo. Basta que preencha o quadro 11 do modelo 3, escolhendo uma instituição de entre as presentes na lista das Finanças, como elegíveis para receber consignação, através do seu NIF (506 473 317 no caso da APEXA)

Para doar o IRS terá apenas de inserir o NIF da APEXA e colocar um “X” no quadrado “IRS”.

Consignação de IRS
Um bom motivo para que seja solidário com o seu IRS é que aqui não perde dinheiro nem paga mais por isso, já que a consignação de IRS permite desviar 0,5% do seu imposto, que entraria nos cofres do Estado (e não 0,5% do que é devolvido ao contribuinte), para uma entidade solidária escolhida pelo contribuinte.

Imaginemos que tem 4.000 euros de imposto liquidado ao Estado, em vez de esse valor ir na sua totalidade em imposto, vai acabar por doar 20 euros (4000 x 0,5 = 20) desse montante à APEXA. Pode parecer muito pouco, mas a verdade é que com estes pequenos grãos conseguimos muito mais.

Dedução IVA
Além de doar 0,5% do IRS, o sujeito passivo pode contribuir com a dedução de 15% do IVA suportado, selecionando com um “X” os espaços “IRS” e “IVA” no referido quadro. No entanto, sublinhe-se que neste segundo caso já existem custos para o contribuinte, não sendo o dinheiro desviado do Estado como na consignação mas sim retirado da sua possível dedução de IVA no IRS a receber. Sabemos que representa um esforço muito maior, mas que para nós representa muito.

Donativos
Além de ser solidário com o IRS pode ser solidário ao longo do ano com donativos. Os donativos são dedutíveis no IRS.

Saiba como ajudar mais a APEXA ao longo do ano.

APEXA – ALGARVE, PORTUGAL | SABE MAIS SOBRE COMO PODEMOS AJUDAR E TRABALHAR EM CONJUNTO | info@apexa.org | +351 289 561 637chamada p/ rede fixa nacional