EDUCAÇÃO E COMUNIDADES

Na área da Educação e Comunidades, atividade da APEXA tem como objetivo prestar apoio e promover a inclusão das pessoas com necessidades especiais, a população em risco de exclusão social e as comunidades em situação de isolamento social, em diferentes concelhos do sul de Portugal. Com base em eixos estratégicos como Educação e Comunidade, busca-se melhorar a qualidade de vida e proporcionar suporte social às pessoas em situação de vulnerabilidade.  

A APEXA desempenha também um papel forte na sensibilização e consciencialização da comunidade em relação às necessidades especiais e à população com deficiência. Através de campanhas de consciencialização e programas educativos, a APEXA procura divulgar informações precisas sobre as diferentes condições e desafios enfrentados pelas pessoas atendidas. Isso ajuda a combater estigmas e preconceitos, promovendo uma maior compreensão e empatia por parte da sociedade. Além disso, a APEXA trabalha em parceria com escolas, instituições e organismos governamentais para garantir que as necessidades especiais sejam consideradas nas políticas públicas e nas práticas educativas, visando criar ambientes inclusivos e oportunidades de aprendizagem para todos. 

Alinhada com a agenda 2030 da ONU, a APEXA tem também como objetivo prevenir o isolamento geográfico e a solidão, para além de promover a integração escolar, trabalha para evitar o abandono, isolamento e a exclusão social. Por meio do envolvimento da família, escola e comunidade, trabalha-se para desenvolver competências sociais e emocionais, inspirando e motivando os indivíduos a alcançarem o seu potencial máximo e realizarem os seus sonhos. Esta iniciativa reflete o compromisso da APEXA com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social, procurando criar um ambiente inclusivo e acessível para todos. 

A atividade da APEXA também foca na promoção da participação ativa e no fortalecimento dos beneficiários. Através de programas de desenvolvimento de competências e atividades de apoio, a APEXA procura aumentar a autoconfiança e a autoestima das pessoas atendidas. Isso inclui o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e práticas, capacitando os beneficiários para se tornarem membros ativos da sociedade. Ao proporcionar oportunidades de envolvimento comunitário e participação cívica, a APEXA promove a consciência das regras de comportamento, direitos e cidadania, incentivando os beneficiários a serem agentes de mudança e defensores dos direitos das pessoas com necessidades especiais. 

ODS 4: Educação de Qualidade
A APEXA busca melhorar a qualidade de vida e promover a integração por meio da educação. Ao enfocar o eixo estratégico de Educação e Comunidade, a organização contribui para o ODS 4, que visa garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou circunstâncias. 

ODS 10: Redução das Desigualdades
A APEXA trabalha para promover a inclusão social e reduzir as desigualdades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais e pela população infantojuvenil em situação de vulnerabilidade. Ao prestar apoio e promover a integração, a organização contribui para o ODS 10, que busca reduzir as desigualdades dentro dos países, promovendo a inclusão social, econômica e política de todos os indivíduos. 

ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação
A APEXA trabalha em parceria com escolas, instituições, famílias e comunidades para realizar sua atividade e alcançar seus objetivos. Ao buscar colaborações e promover parcerias estratégicas, a organização contribui para o ODS 17, que enfatiza a importância de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

APEXA – ALGARVE, PORTUGAL | SABE MAIS SOBRE COMO PODEMOS AJUDAR E TRABALHAR EM CONJUNTO | info@apexa.org | +351 289 561 637 chamada p/ rede fixa nacional