Blog

Saber Estudar #7 – Estilos de Aprendizagem

Se somos diferentes, a aprendizagem também ocorre de forma diferente. Se conhecer o estilo de aprendizagem do seu filho, irá conseguir ajudá-lo a encontrar estratégias que o apoiem. Apesar de ninguém aprender de uma só forma, pode dizer-se que, de uma forma geral, cada um tem maior facilidade em aprender de uma determinada forma. Podemos, assim, apontar para 4 estilos de aprendizagem. ATIVO – Se o seu filho tiver um estilo de aprendizagem mais ativo, Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #3 Palavras Cruzadas

As palavras cruzadas são jogos muito conhecidos entre os idosos. O que a maioria dos idosos não sabe é que esse passatempo é mais benéfico para a memória do que eles imaginam, sendo ótimo para estimular o cérebro a procurar palavras que muitas vezes são desconhecidas. Contrariamente ao que possa pensar-se, as Palavras Cruzadas, enquanto passatempo, são de invenção relativamente recente. Há no entanto exemplos de cruzamento de palavras que recuam ao antigo Egipto (1350 Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #2 Sudoku

Ao longo de todos os anos de vida, o cérebro dos idosos vai acumulando os conhecimentos vividos e, naturalmente, eles perdem esse excesso de informações. Os jogos podem ser eficazes tanto em pessoas saudáveis quanto naqueles que adquiriram algum tipo de doença, como o Alzheimer. Algumas atividades simples, como palavras cruzadas, quebra-cabeças, entre outros, podem contribuir para a prevenção desta e de outras enfermidades. Os jogos atuam como exercícios cerebrais e cognitivos eficientes, auxilia no Ler mais…

Atividades que estimulam a memória #1 Jogo das Diferenças

A partir de uma determinada altura da vida, a qualidade de armazenamento de novas informações começa a ser menor. Todavia, este processo natural pode ser retardado com a prática de jogos e exercícios que estimulam a memória. Vejamos os benefícios que traz o jogo das diferenças para a estimulação da memória Jogo das Diferenças Este jogo, também conhecido como “o jogo dos 7 erros, é considerado um dos jogos mais eficientes para estimular a memória Ler mais…

Saber Estudar #6 – Planificação das sessões de estudo

As sessões de estudo não devem ser iguais todos os dias. Nos dias em que o seu filho tem muitas aulas, as sessões de estudo devem ser mais curtas e nos dias com poucas aulas as sessões de estudo já devem ser mais longas, com revisões mais aprofundadas. O planeamento é importante pois evita o estudo intensivo antes dos testes, as dificuldades de concentração e memorização que daí advém, e os sentimentos de ansiedade e Ler mais…

Saber Estudar #5 – Gestão do Tempo/ Horário de Estudo

Alguns estudantes não fazem um estudo regular, outros limitam-se a estudar na véspera dos testes e, outros, focam-se em realizar os trabalhos de casa. Mas depois, nem sempre os resultados são os melhores. Uma boa dica para combater este problema é a realização de um horário de estudo semanal! Uma boa gestão do tempo implica registar, controlar e melhorar a utilização do tempo. Por isso, faça com o seu filho o seu horário completo, onde Ler mais…

Como combater a solidão na terceira idade?

Existem diversas causas que impulsionam o isolamento social e a solidão nos idosos, como por exemplo a situação atual que o mundo está a viver contra a pandemia Covid-19. É importante entender que a velhice não é sinónimo de solidão ou isolamento. Prova disso, são os inúmeros idosos que, mesmo depois de passarem por situações menos boas, escolhem envelhecer de forma ativa. Mas como é que fazem para envelhecerem de forma ativa? É muito simples: Ler mais…

Saber Estudar #4 – Definição de Objetivos

Se não soubermos onde queremos chegar e quais os passos para o conseguirmos, dificilmente chegaremos a algum lado. Nesse sentido, é importante que ajude o seu filho a definir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A definição de metas e objetivos de aprendizagem é essencial para garantir um bom desempenho escolar. Por exemplo: tirar um 5 no final do ano a matemática – quais os objetivos para cada período? E para cada Ler mais…

Estratégias para comunicar melhor com o idoso com demência

As famílias que vivem com idosos com demência deparam-se com alguns desafios diários, tais como: trocar as peças de roupa, esquecer-se do próprio nome, perder-se nas ruas. Ultrapassar este tipo de barreiras pode ser muitas vezes esgotante para as famílias, principalmente quando não se sabe como agir ou o que fazer para dar resposta às necessidades do idoso. Antes de mais é importante compreender o conceito de Demência. É o termo utilizado para descrever os Ler mais…

Saber Estudar #3 – Procrastinação

Procrastinação parece uma palavra difícil de fazer. Mas é algo que, de certeza, já fez, e o seu filho também. Procrastinar significa a necessidade de adiar sucessivamente aquilo que temos para fazer e, naquele momento ou mais tarde, sentirmo-nos culpados por adiar. Todos já procrastinámos. Por exemplo, se o seu filho deveria ir estudar para um teste que terá daqui a 2 dias, mas fica no sofá em frente à televisão. Isto é procrastinar: ignorar Ler mais…