Benefícios da Terapia do Riso

A terapia do riso, também chamada de risoterapia, é uma terapia alternativa complementar que tem como objetivo promover o bem-estar mental e emocional por meio do riso. Dar risadas promove a libertação de endorfina, que é conhecida como a hormona da felicidade, melhorando, assim, o humor.

Sorrir de forma autêntica e rir são as melhores formas de aumentar a produção não só de endorfina, mas também de serotonina, melhorando a maneira como se lida com as situações do dia-a-dia. A risoterapia pode ser praticada tanto em grupo, como com os amigos conversando e relembrando de histórias engraçadas, ou até mesmo sozinho assistindo filmes de comédia, por exemplo.

A maioria das pessoas pensa que rir serve só como diversão, entretenimento e para sentir-se relaxado. Rir não é só um fenómeno físico. Rir reflecte-se no nosso comportamento e na nossa atitude perante outros seres humanos. Rir nos ajuda e serve para viver uma vida mais sensível e completa. Ao mesmo tempo serve para cultivar emoções positivas como o amor, o elogio, o carinho, o perdão e a alegria. Viver felizes para fazer felizes também aos outros. Isto é o que se chama “Espírito do Riso”.

A terapia do riso tem diversos benefícios nas nossas vidas, tais como:

  • Aumenta a auto-estima e o pensamento positivo;
  • Aumenta a energia;
  • Ajuda no combate da depressão e ansiedade;
  • Melhora a imunidade, já que devido ao aumento da produção de endorfina as toxinas são eliminadas mais facilmente, deixando a pessoa mais saudável;
  • Deixa a mente mais leve, o que favorece o melhor convívio com as pessoas.

Abaixo apresento alguns exercícios da risoterapia que pode fazer em casa sozinho ou com um familiar:

1. Em frente ao seu peito, bata palmas e ria bem alto “ha ha ha”. Mantenha sua atenção em seu peito e continue rindo.

2. Coloque as mãos nas têmporas e comece a rir dentro da sua cabeça “he he he”, esse riso ajudará a limpar a sua mente de tensões e pensamentos ruins que carregamos connosco no dia-a-dia. Feito isso, volte as mãos para o peito e ria alto “ha ha ha”. Faça o mesmo com as mãos na barriga. Bata os pés no chão e continue rindo “ha ha ha”.

3. Se incline para a frente e deixe suas mãos suspensas em direção aos seus pés, mantenha sua concentração no chão. Movimente-se de maneira engraçada e rindo “ha ha ha”. Com esse exercício estará conectando o céu e a terra através da sua risada.

4. Escolha uma pessoa, olhe para ela e ria até que ela comece a rir consigo.

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO

Categories: