Atividades que estimulam a memória #2 Sudoku

Ao longo de todos os anos de vida, o cérebro dos idosos vai acumulando os conhecimentos vividos e, naturalmente, eles perdem esse excesso de informações. Os jogos podem ser eficazes tanto em pessoas saudáveis quanto naqueles que adquiriram algum tipo de doença, como o Alzheimer. Algumas atividades simples, como palavras cruzadas, quebra-cabeças, entre outros, podem contribuir para a prevenção desta e de outras enfermidades.

Os jogos atuam como exercícios cerebrais e cognitivos eficientes, auxilia no funcionamento da memória, do trabalho neuronal e estimula:

  • A inteligência, que é a capacidade perceptivo-motora do ser humano.
  • A atenção, a linguagem responsável pela fluência verbal, nomeação e compreensão.
  • A memória visual e espacial, o raciocínio e as funções de execução.

O cérebro humano funciona como um músculo. Sendo assim, precisa ser exercitado para se manter estimulado a raciocinar, independentemente da idade. As barreiras que o corpo encontra na terceira idade favorecem o atrofiamento do músculo, então o segredo para mantê-lo a funcionar é procurar formas de exercitá-lo.

Os jogos de memória são armas simples e muito poderosas que podem combater as dificuldades do idoso, porque estimulam a capacidade de raciocinar, de memorizar e guardar informações. Procure jogos que ajudam a manter a memória dos idosos ativa.

Sudoku

O Sudoku é um ótimo jogo de lógica para estimular a memória

O Sudoku é um jogo de lógica muito divertido. Este quebra-cabeças requer paciência, atenção e boa aptidão para cálculos simples. Tem como objetivo colocar os números de 1 a 9 em cada linha, coluna e quadrado de 3×3.  A regra é não repetir números na horizontal e vertical. Existem diferentes sites que permitem que jogue Sudoku online, como o Sudoku-online ou o WebSudoku. Se for daquelas pessoas que prefere usar o papel e a caneta, poderá imprimir alguns sudokus através do site Printable Sudoku . Recomendamos que inicie este jogo pelo modo “Fácil” para perceber a lógica deste passatempo. Posteriormente, arrisque um nível mais avançado e divirta-se!

Até Breve

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO

Categories: