Atividades que estimulam a memória #3 Palavras Cruzadas

As palavras cruzadas são jogos muito conhecidos entre os idosos. O que a maioria dos idosos não sabe é que esse passatempo é mais benéfico para a memória do que eles imaginam, sendo ótimo para estimular o cérebro a procurar palavras que muitas vezes são desconhecidas.

Contrariamente ao que possa pensar-se, as Palavras Cruzadas, enquanto passatempo, são de invenção relativamente recente. Há no entanto exemplos de cruzamento de palavras que recuam ao antigo Egipto (1350 a.C). Mais recentemente, em Inglaterra, no século XIX, apareceram os chamados “quadrados mágicos”, um jogo que era impresso em livros infantis e jornais.

As palavras cruzadas foram incialmente observadas no antigo Egito, onde os homens praticavam um jogo parecido com o da atualidade. Elas ficaram conhecidas no século XVII, com o modelo mais parecido com o atual, e então é a partir da década de 20 que este passatempo começa a ganhar destaque e sucesso nos jornais norte americanos. Assim, na mesma década, o Brasil passa a adotar o mesmo procedimento e hoje em dia é considerado um dos jogos mais praticados para o nosso entretenimento. 

Este jogo funciona como uma excelente ginástica cerebral, que consiste em completar/preencher os espaços vazios de uma grelha com letras e que juntas formam uma palavra na vertical e na horizontal. Para que preencha os espaços de forma correta, são-lhe dados alguns sinónimos da palavra que deve colocar. Este jogo ajuda a combater a perda de memória, pois quanto mais informação o cérebro recebe, mais sedento fica para receber novos dados

As Palavras Cruzadas são um passatempo muito comum em jornais e revistas, mas recentemente têm também feito sucesso na internet. O objetivo da palavra cruzada na internet é o mesmo que nas revistas, mas conforme algumas palavras são preenchidas, algumas letras de outras palavras automaticamente aparecem, o que facilita bastante a resolução.

A dificuldade da palavra cruzada varia de acordo com o formato e a quantidade de palavras. Quanto menos as palavras se cruzam e mais palavras o jogo tem, maior a probabilidade do jogo ser mais difícil. Além disso, o grau de dificuldade varia de acordo com o tema da palavra cruzada. Por isso, se estiver aprendendo a jogar, escolha um tema que tenha interesse e conhecimento.

Sabia que?

  • Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas britânicas recrutaram especialistas em Palavras Cruzadas para tentar decifrar códigos secretos usados pelos Alemães.
  • Em 1925, o governo húngaro determinou que as Palavras Cruzadas deveriam ser submetidas à censura oficial antes de publicadas, pois poderiam estar a ser usadas para divulgar ideias subversivas.
  • Já imaginou fazer Palavras Cruzadas em duas línguas? No Canadá existem passatempos bilíngues: As definições em francês referem-se às respostas horizontais, que devem ser escritas em inglês; as definições em inglês levam a respostas verticais, em francês.

Ficou curioso e quer começar já a jogar? Pode fazê-lo através do site Palavras Cruzadas ou do Instituto de Camões, onde terá acesso a uma grande variedade de palavras cruzadas.

egito | Cultura Pop na Web

Até Breve! Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO

Categories: