Saber Estudar #9 – Eliminar distrações

Por Sílvia Henriqueto em

A concentração é um fator chave para a aprendizagem. Se considera que o seu filho é pouco concentrado quando tem de fazer os trabalhos de casa, saiba que se devem eliminar todos os fatores distratores enquanto se estuda.

O que é a concentração?

A concentração é a capacidade de focar o pensamento num único objeto. A grande dificuldade da maioria das crianças e jovens é como focar a sua atenção numa determinada tarefa ou conteúdo a estudar.

Para ajudar o seu filho a melhorar a sua concentração, deve em primeiro lugar identificar o que o está a distrair.

Estudar bem não é necessariamente estudar muito tempo, pois o mais importante é a qualidade do tempo de cada sessão de estudo, e isso implica a manutenção do foco de atenção.

Que fatores distratores devemos eliminar?

Existem diversos fatores que podem originar a falta de concentração do seu filho, quer seja nas aulas, quer seja em casa enquanto estuda. Os mais comuns são:

O controlo dos distratores exteriores é mais fácil de controlar. Quanto aos distratores internos, já terá que ser o filho a monitorizar os seus pensamentos para que, durante o estudo, não se distraia. Por vezes, colocar uma nota escrita “Volta a estudar” num local onde ele costuma constantemente distrair-se, pode ser uma ajuda.

Veja esta e outras dicas aqui!