De que forma os jogos de labirinto podem contribuir para a aprendizagem?

O jogo labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, a lateralidade, o senso de organização, o planeamento, entre outras.

O labirinto pode ajudar muito no desenvolvimento da criança. Andar, segurar talheres, escrever, atender ao telefone, olhar para um alvo são manifestações do que podemos chamar de lateralidade.

Existem atividades que são desenvolvidas para reforçar a lateralidade com a criança, porém, de acordo com orientações de psicólogos, os pais ou educadores não devem intervir e posicionar objetos na mão das crianças induzindo a lateralidade, isso deve ser natural à criança. Essas atividades podem ser: lançar bolas, bater palmas alternadamente, realizar atividades com os dedos, e também o labirinto, pois o mesmo trabalha o seguimento das linhas para os lados direito e esquerdo.

O labirinto é capaz de despertar diversos sentidos, mas também pode ser utilizado como importante elemento do processo educativo de crianças de várias faixas etárias. 

Abaixo segue alguns exemplos de labirintos criados em casa. São excelentes para exercitar a atenção, a lógica e o raciocínio da criança:

1.Labirinto de canudo

2.Labirinto de rolo de papel higiénico

3.Labirinto de lego

4.Labirinto de fita crepe

5. Labirinto de pauzinhos de gelados

6. Labirinto de papelão

Categories:

No Responses

Deixe um comentário