Brincar em casa com material reciclado

Por APEXA em

Brincar é essencial para o desenvolvimento de uma criança.

Através da brincadeira são estimuladas várias competências de uma criança e não são necessários brinquedos muito caros.

Com alguma criatividade, em casa podemos aproveitar algum material que usamos no nosso dia a dia para criar material para brincadeiras/atividades novas para as nossas crianças.

Sugiro algumas atividades que as crianças por norma gostam bastante.

Bowling Reciclado

Pode aproveitar o material reciclado que tem em casa para fazer os pinos, como por exemplo, garrafas de plástico, ou latas ou copos de plástico. Aproveite para decorar com o seu filho as garrafas, por exemplo, pintá-las e colocar números.

Solicite à criança que se coloque numa distância de mais ou menos 2 metros (ajustável) e que se coloque atrás de uma linha ou dentro de um arco/circulo. Para iniciar o jogo deverá realizar uma contagem até 5 e depois da mesma, deverá lançar a bola em direção aos pinos.

Esta atividade ajuda a estimular a coordenação motora (óculo-manual), promove a precisão de movimentos e ajuda a diminuir a impulsividade.

Bowling Reciclado

Garrafões Comilões

Para esta atividade são necessários 2 garrafões de água de 5 litros,  deve fazer uma abertura no garrafão e decorá-lo com o material que tiver em casa. Deve fazer um conjunto de igual número de bolas de papel/prata ou até mesmo usar bolas que tenham em casa.

Coloque os garrafões a uma distância de 2 metros (ajustável)  e podem lançar as as bolas.

Ganha o jogador que conseguir encestar maior número de bolas dentro dos garrafões.

Esta atividade ajuda a estimular a criatividade, estimula a coordenação motora e promove a motricidade fina.

Garrafões comilões

Brinquedos com cores

Selecione vários brinquedos do seu filho com cores e coloque dentro de um cesto/caixa.

No chão pode colocar folhas de várias cores e pedir ao seu filho para colocar os brinquedos na cor igual. Pode pedir ao seu filho para dizer o nome do brinquedo, ou pode, você pedir para ir buscar determinado brinquedo, por exemplo, vai buscar o pato amarelo.

Nesta atividade estimula a identificação e associação das cores e estimula o seu filho a aprender as cores de uma forma divertida. Estimula a percepção visual , a comunicação/linguagem e a coordenação motora óculo-manual.

Brinquedos por cores

Molas Coloridas

Poderá também usar as molas da roupa selecionar algumas cores e numa folha/cartolina pintar algumas dessas cores e pedir ao seu filho para colocar a mola na cor igual.

Nesta atividade estimula a identificação/associação das cores e a motricidade fina. 

Molas coloridas

Com vários recursos que temos à disposição em casa, com imaginação e criatividade podemos proporcionar às nossas crianças brincadeiras divertidas e bons momentos em família. A brincar os vossos filhos aprendem com mais facilidade.

Boas atividades na companhia dos vossos filhos.

Ana Santinhos | Fisioterapeuta