Saber Estudar #3 – Procrastinação

Por Sílvia Henriqueto em

Procrastinação parece uma palavra difícil de fazer. Mas é algo que, de certeza, já fez, e o seu filho também. Procrastinar significa a necessidade de adiar sucessivamente aquilo que temos para fazer e, naquele momento ou mais tarde, sentirmo-nos culpados por adiar.

Todos já procrastinámos. Por exemplo, se o seu filho deveria ir estudar para um teste que terá daqui a 2 dias, mas fica no sofá em frente à televisão. Isto é procrastinar: ignorar uma tarefa desagradável (mas provavelmente importante), em favor de outra tarefa que seja mais agradável ou mais fácil.

Veja algumas dicas para combater a procrastinação e ajude o seu filho:

1. Dividir o trabalho em pequenos passos

É essencial que se divida as atividades que tem para fazer em pequenas partes. Assim pode concentrar-se numa parte de cada vez e, à medida que as for concluindo, ver o seu progresso aumentar.

2. Estabelecer objetivos simples e realizáveis

Parte da razão pela qual procrastinamos é porque a tarefa em questão parece muito assustadora. É mais fácil começar uma tarefa quando estabelecemos metas simples e acessíveis, em vez de um plano grande e vago. Simplifique.

3. Estabelecer um horário

A gestão do tempo é fundamental. Por isso crie um horário, onde possa definir o tempo que irá precisar para realizar cada uma das suas atividades. Porque não utilizar o horário escolar do seu filho, e completar com as restantes horas?

4. Livrar-se das distrações

É importante deixar de parte todas as possíveis interrupções antes de começar a trabalhar. Afaste o telefone, desligue-se das redes sociais e evite sentar-se perto de uma televisão.

5. Usar incentivos

Se o seu filho finalmente começou a fazer o que tem andado a evitar, dê-lhe os parabéns por estar a esforçar-se.

Garanta que o seu filho faz hoje as tarefas que têm de ser feitas e não permita que ele as adie. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

Veja esta e outras dicas aqui!