Projeto “Exímia” combater a exclusão social de pessoas com deficiência

DE UMA ESTRELA NASCE O PROJETO EXIMIA… PARA DAR APOIO SOCIAL A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

A família é uma das principais bases para que consigamos desenvolver-nos como pessoas ativas e alerta, criando laços de amor e de afeto e ainda aprendendo valores importantes para nossas vidas.

Mas, infelizmente, essa não é a realidade de inúmeras crianças, jovens e adultos com deficiência em todo o país, que vivem em lares desestruturados e desestabilizados. Não que isso seja sempre culpa dos Pais e Cuidadores, que infelizmente, por falta de instrução, de apoio ou de conhecimento promovem sem se aperceberem o abandono escolar e o aparecimento de muitos outros problemas.

Nesse sentido, projetos que visem a sustentabilidade do lar e também o desenvolvimento de competências familiares são muito importantes. É esse o caso do projeto EXÍMIA que procura desenvolver estratégias para que os beneficiários possam suportar os custos de uma estrutura firme, que trabalhe a sua reabilitação física e cognitiva, de modo a que desenvolvam uma inclusão saudável na comunidade e em simultâneo com um maior envolvimento das famílias, capacitando-as para uma integração sustentável na sociedade.

Este projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P. e desenvolvido pela APEXA, busca assegurar às pessoas com deficiência e às suas famílias acesso a meios de vida sustentáveis, garantindo condições dignas de sobrevivência e de desenvolvimento, promovendo também a sua reabilitação.

Categories: