Os brinquedos “certos” para o meu filho

Por admin em

Estudos recentes demonstram que há um número crescente de casos de crianças com dificuldades em realizar um gesto tão simples como pegar num lápis ou numa caneta. Isto deve-se a um uso excessivo de aparelhos tecnológicos, pois muitas delas não desenvolvem os músculos da mão.

Outro problema do uso excessivo da tecnologia são as questões sociais associadas ao alheamento da realidade e do contacto social/físico com outras crianças. A maioria das crianças parece ter um bom relacionamento com o seu tablet, mas não com os seus amigos. Quanto mais tempo utilizam os dispositivos, menos tempo passam a desenvolver as competências sociais, linguagem, comunicação e comportamentos sociais adequados.

Algumas das aplicações educacionais em telemóveis e tablets desenvolvem as competências de pensamento crítico e resolução de problemas. Mas, muitas vezes as crianças passam demasiadas horas a jogar, o que as impede de desenvolver outras as competências.

Quais os brinquedos mais indicados para o seu filho?

Quando está a procurar brinquedos para o seu filho, dê um passo atrás e pergunte – Será que este brinquedo estimula os movimentos ou restringe a mobilidade do meu filho? Isto é especialmente importante porque ao comprar brinquedos para bebés deve ter em atenção se estes impedem o seu filho de gatinhar, de ficar de pé, de agarrar ou de andar, consequências que podem afetar a sua postura e estrutura muscular/óssea.

Além disso, brinquedos como as “aranhas” ou carros motorizados oferecem ao seu filho uma maneira fácil de se deslocar. Sem necessitar de desafiar o seu corpo e músculos para andar ou correr. O problema é que quando as crianças não usam os músculos importantes, podem surgir problemas de equilíbrio e coordenação. Tente trocar alguns desses brinquedos por triciclos, bicicletas, patins, baloiços, bolas e skates.

Qualquer brinquedo que incorpore movimento na rotina do seu filho é bom para o corpo e para o cérebro. Os brinquedos como o carrinho de mão e aspirador (infantil) são atividades de trabalho pesadas perfeitas para melhorar a proprioceção do seu filho. Outros brinquedos, como um kit de ferramentas e os blocos de construção, vão fortalecer o desenvolvimento motor fino e a coordenação visuomotora.  

Para lhe disponibilizar mais algumas opções, partilho algumas sugestões.

Nicole Palma – Terapeuta Ocupacional