Estudos recentes demonstram que há um número crescente de casos de crianças com dificuldades em realizar um gesto tão simples como pegar num lápis ou numa caneta. Isto deve-se a um uso excessivo de aparelhos tecnológicos, pois muitas delas não desenvolvem os músculos da mão.
Outro problema do uso excessivo da tecnologia são as questões sociais associadas ao alheamento da realidade e do contacto social/físico com outras crianças. A maioria das crianças parece ter um bom relacionamento com o seu tablet, mas não com os seus amigos. Quanto mais tempo utilizam os dispositivos, menos tempo passam a desenvolver as competências sociais, linguagem, comunicação e comportamentos sociais adequados.
Algumas das aplicações educacionais em telemóveis e tablets desenvolvem as competências de pensamento crítico e resolução de problemas. Mas, muitas vezes as crianças passam demasiadas horas a jogar, o que as impede de desenvolver outras as competências.
Quais os brinquedos mais indicados para o seu filho?
Quando está a procurar brinquedos para o seu filho, dê um passo atrás e pergunte – Será que este brinquedo estimula os movimentos ou restringe a mobilidade do meu filho? Isto é especialmente importante porque ao comprar brinquedos para bebés deve ter em atenção se estes impedem o seu filho de gatinhar, de ficar de pé, de agarrar ou de andar, consequências que podem afetar a sua postura e estrutura muscular/óssea.
Além disso, brinquedos como as “aranhas” ou carros motorizados oferecem ao seu filho uma maneira fácil de se deslocar. Sem necessitar de desafiar o seu corpo e músculos para andar ou correr. O problema é que quando as crianças não usam os músculos importantes, podem surgir problemas de equilíbrio e coordenação. Tente trocar alguns desses brinquedos por triciclos, bicicletas, patins, baloiços, bolas e skates.
Qualquer brinquedo que incorpore movimento na rotina do seu filho é bom para o corpo e para o cérebro. Os brinquedos como o carrinho de mão e aspirador (infantil) são atividades de trabalho pesadas perfeitas para melhorar a proprioceção do seu filho. Outros brinquedos, como um kit de ferramentas e os blocos de construção, vão fortalecer o desenvolvimento motor fino e a coordenação visuomotora.
Para lhe disponibilizar mais algumas opções, partilho algumas sugestões.
Nicole Palma – Terapeuta Ocupacional