Como estimular o desenvolvimento do meu filho?

Por APEXA em

A melhor forma de estimular o desenvolvimento do seu filho é a brincar com ele.

Brincar é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e sensório-motor. É através do brincar que a criança explora e conhece o mundo e aprende a interagir com os outros, é também através do brincar que a criança conhece-se a si própria aprendendo a expressar,  a regular e a compreender as suas emoções.  Através da brincadeira a criança fantasia, cria, sonha, toma decisões, aprende a gerir frustrações, a partilhar com os pares, explora o mundo, os objetos, a natureza, resolve problemas, expressa as suas emoções. As crianças que brincam também aprendem a pensar e a dar significado a algo, uma vez que  promove também o desenvolvimento do conhecimento.

A criança enquanto brinca melhora a sua estrutura e função do cérebro, assim como promove o seu processo de aprendizagem.

O Brincar tem um poder enorme e um benefício extraordinário, aproveite para brincar muito com o seu filho.

Durante o seu dia tire uns minutos para brincar com qualidade com o seu filho.

Algumas estratégias que podem ajudar nos momentos de brincadeira:

  • É importante que os adultos se coloquem ao nível da criança, quer fisicamente (brincar no chão, colocar-se ao nível dos olhos da criança quando fala e interage com ela), quer na adequação das brincadeiras e interações.
  • Siga a iniciativa e interesse da criança, tente entrar nas atividades que ela está a realizar no momento e não mude logo de atividade que ela está a fazer.
  • Ajude a criança a dar significado ao que está a acontecer e ajude a ligar ideias e a criar pequenas histórias;
  • Seja expressivo e utilize diferentes expressões faciais e entoações de voz para expressar emoções e sentimentos (se necessário exagere na expressão para captar a atenção da criança);
  • Acima de tudo, lembre-se que o mais importante é que ambos se divirtam e retirem prazer das interações e brincadeiras.
  • Caso sinta dificuldade em brincar com o seu filho, ou caso, sinta que esta não é uma atividade que se desenvolva naturalmente, consulte um terapeuta. Pode pedir esta ajuda na APEXA, daremos sugestões de atividades/brincadeiras que poderão realizar com o seu filho para estimular o seu desenvolvimento.

Alterações no brincar podem ser indicadoras de dificuldades a nível do desenvolvimento que ser avaliadas o mais precocemente possível.

Ana Santinhos | Fisioterapeuta


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder