A arte de deixar para amanhã o que podemos fazer hoje

Por Sílvia Henriqueto em

Procrastinação parece uma palavra difícil de fazer. Mas é algo que, de certeza, que já fez. Procrastinar significa a necessidade de adiar sucessivamente aquilo que temos para fazer e, naquele momento ou mais tarde, sentirmo-nos culpados por adiar.

Todos já procrastinámos. Por exemplo, um jovem que deveria ir estudar para um exame que terá daqui a 3 dias, mas que fica no sofá em frente à televisão. Mas não são só os jovens que o fazem. Os adultos também procrastinam, geralmente, ao ignorar uma tarefa desagradável (mas provavelmente importante), em favor de outra tarefa que seja mais agradável ou mais fácil.

Dicas para combater a procrastinação

1. Divida o seu trabalho em pequenos passos

É essencial que divida as atividades que tem para fazer em pequenas partes. Assim pode concentrar-se numa parte de cada vez e, à medida que as for concluindo, ver o seu progresso aumentar.

2. Estabeleça objetivos simples e realizáveis

Parte da razão pela qual procrastinamos é porque a tarefa em questão parece muito assustadora. É mais fácil começar uma tarefa quando estabelecemos metas simples e acessíveis, em vez de um plano grande e vago. Simplifique.

3. Estabeleça um horário

A gestão do seu tempo é fundamental. Por isso crie um horário, onde possa definir o tempo que irá precisar para realizar cada uma das suas atividades. Olhe para os seus objetivos e divida-os mensalmente, semanalmente, e até com listas de tarefas diárias.

4. Livre-se das distrações

É importante deixar de parte todas as possíveis interrupções antes de começar a trabalhar. Afaste o seu telefone, desligue-se das redes sociais e evite sentar-se perto de uma televisão enquanto trabalha.

5. Defina um prazo

“Um dia eu faço…” Quando não estabelecemos prazos para aquilo que pretendemos, a tendência a adiar é ainda maior. Por isso é importante definir um prazo para a conclusão das suas tarefas.

6. Use incentivos

Agora que já começou a fazer o que tem andado a evitar, dê a si próprio os parabéns por estar a esforçar-se. Prometa a si mesmo uma recompensa. Se concluir uma tarefa difícil a tempo, recompense-se com um presente, como uma fatia de bolo ou um café na sua pastelaria favorita.

7. Fale com alguém sobre os seus objetivos

É mais fácil esquecer as nossas tarefas ou adiá-las se formos a única pessoa que se responsabiliza. Se realmente quer fazer uma tarefa importante e tem adiado sistematicamente, informe um amigo, colega ou membro da família. Assim, vai ter pressão vinda do exterior e vai ter alguém a responsabilizá-lo se não cumprir os seus objetivos.

É comum que as pessoas queiram evitar realizar algumas tarefas e, por isso, as adiem. O problema surge quando a procrastinação começa a aparecer com muita frequência, o que nos leva à perda de tempo e de energia. Utilize estas dicas e não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder