Perda, desafio e transformação.

A perda é inevitável ao longo da vida mas ainda assim não estamos nunca preparados para ela. Encontramos perdas de natureza diferente: rupturas afectivas; perda de pessoas, de capacidades físicas e mentais, de expectativas profissionais e mudanças repentinas. Todas estas com maior ou menos intensidade ou significado são momentos delicados e possivelmente transformadores na história de cada um.

Perante a perda existe um luto que necessita de ser feito, muitas vezes evitamos a todo custo fazê-lo porque nos obriga a olhar e a mergulhar na dor. Contudo, ignorar a angustia parece aliviar momentaneamente o que é inadiável: enfrentar o sofrimento que estas perdas provocam.

O Luto em si é um processo complexo e individual, ou seja, perante a mesma experiência de perda as pessoas podem atribuir significados diferentes, contribuindo para isso a sua estrutura de personalidade, o ambiente e o significado que atribui ao ‘objeto’ de perda.
O objectivo deste processo será sempre reparar a dor e ressignificar a perda com uma aprendizagem.   

COMO LIDAR COM A PERDA

O luto é um processo que muitas vezes ocorre de forma natural, contudo, existem situações em que o impacto da perda traz comportamentos não adaptativos face ao evento, impedindo a progressão da pessoa na sua vida. Nestas situações, recorrer a um Psicólogo pode ser crucial para apoiar neste processo, promovendo uma diminuição progressiva do sofrimento interno e uma aceitação real da perda. Sempre que um processo de luto acontece, existe algo interno que se transforma para dar espaço a novos significados, oportunidades e ao desenvolvimento pessoal de cada um.

4 tarefas essenciais do processo de luto segundo o Psicólogo de Harvard J.W.Worden

  • Aceitar a realidade da perda
  • Elaborar a dor advinda da perda
  • Adaptar-se ao ambiente e a viver sem o ‘objeto’ de perda
  • Retirar a energia emocional do ‘objeto’ perdido e investir em novas áreas/pessoas da sua vida.

Marisela Agra
Psicóloga Clínica

No Responses

Deixe um comentário