O mundo ainda atravessa um longo e intenso caminho com o COVID-19. Apesar do desconfinamento acontecer num ritmo lento, a verdade é que ainda estamos em fase de adaptação à nova realidade. Esta situação traz consigo uma sobrecarga emocional pautada por sentimentos de medo, raiva, revolta mas também de coragem, aceitação e recomeço.
Esta pandemia emocional acontece porque as emoções desempenham um papel fundamental no ser humano devendo ser atendidas e compreendidas como informação fundamental para a tomada de consciência e decisão.
Pelo contrário reprimir, evitar e negligenciar as emoções irá trazer um prejuízo maior à sua saúde mental e criará uma maior resistência à mudança. Aceitar que as emoções existem e que devem ser vividas, ajudá-lo-á a criar novas possibilidades e a retirar contributos positivos desta pandemia.
Algumas perguntas que pode fazer diariamente e que o ajudará a reconhecer e gerenciar as suas emoções são:
- Como me sinto agora?! O que esta pessoa / situação me faz sentir?
- Quais as oportunidades de aprendizagem que esta pessoa/situação me pode dar?
- De que forma me responsabilizo por esta aprendizagem?
Na sequência desta situação pandémica a Ordem dos Psicólogos elaborou uma checklist que tem como objectivo ajudar as pessoas a reflectirem sobre como se sentem e como experienciam este momento de incerteza, mudança e transformação. A resposta a esta checklist e às questões supracitadas podem contribuir para melhorar a sua Saúde Psicológica e bem-estar.
Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica
No Responses