Jogos de relaxamento para crianças: relaxamento corporal.

Por Cátia Pinto em

Os jogos de relaxamento são ótimas maneiras de equilibrar o stresse que esta fase de quarentena pode acarretar. Além disso, também são ótimos para adultos. Pode realizar estas atividades com a família inteira.

Já aqui falámos sobre os jogos de relaxamento para crianças, num outro artigo falámos sobre jogos que ensinam a criança a respirar profundamente, pode consultar aqui. Hoje vamos falar um pouco de jogos que promovem o relaxamento corporal.

Os exercícios de relaxamento corporal para além de desenvolverem a noção corporal, proporcionam momentos de descontração, onde a criança vai relaxando, sentindo-se mais calma e serena.

Algumas vantagens do relaxamento corporal:

  • Ajuda a combater o stress mental e físico;
  • Ajuda a reduzir estados de ansiedade;
  • Ajuda as crianças a sentirem-se mais calmas e tranquilas;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Existem jogos que você pode facilmente fazer com os seus filhos em casa.

.

Jogo da Primavera

Este jogo ajuda as crianças a relaxar, concentrando-se em todos os seus músculos. Consiste em contar uma história em que as crianças são blocos de gelo em uma floresta congelada no inverno. A história continua e quando a primavera chega, pouco a pouco, o gelo começa a derreter. Ao contar a história vá dando instruções, assim as crianças podem se concentrar em relaxar cada parte do corpo, através das suas orientações. Inicialmente a criança deverá estar deitada de barriga para cima.

.

A pequena semente

Neste jogo, as crianças ganham autoconsciência e autocontrole. Consiste em agir como uma árvore em crescimento. Com música relaxante de fundo e pouca luz; começamos em uma posição ajoelhada com a cabeça inclinada para baixo. Gradualmente, abrimos os braços como se nos estivéssemos a espreguiçar. Fingimos ser pequenas sementes que ao som da música vai crescendo até ser uma grande árvore. Muito lentamente levantamo-nos, ficamos de pé e esticamos os braços para cima como se fossem grandes galhos. Este exercício relaxante pode ser repetido algumas vezes, fingindo que plantamos uma floresta cheia de árvores e arbustos.

Também pode utilizar este jogo no seguimento do anterior, ou seja, depois da primavera chegar e todo o gelo ter derretido, a criança transforma-se em semente.

Estes jogos também poderão ser úteis à noite, quando queremos que a criança relaxe antes de adormecer.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder