Ideias divertidas para celebrar o dia de Páscoa em casa com as crianças

Apesar da situação atual que estamos a viver em todo o país é importante manter as tradições com bastante animação, mesmo que seja festejado em casa. E se a tradição puder envolver brincadeiras divertidas, melhor ainda!

Desta forma, vou apresentar hoje 8 sugestões de atividades para fazer na Páscoa com as crianças ou jovens:

1. Caça aos ovos

Só de esconder os ovos pela casa e mandar as crianças ou jovens procurar já temos a diversão garantida. Mesmo que os jovens maiores não acreditam no coelho da Páscoa é possível realizar uma caça interessante, através de uma série de pistas ou adivinhas para desvendarem o mistério de onde encontrar os ovos. Desta forma, pode deixar os ovos em diferentes esconderijos, como pode fazer uma cesta grande de doces que será encontrada no final da caça. Para ajuda-lo(a) na caça pode clicar na Coleção de Pistas Tempojunto para ter acesso à sua lista de pistas, para depois imprimir, recortar e utilizar na caça.

2. Suporte de canetas em formato de Coelho

Uma das ideias que estimula a criatividade e desenvolve as habilidades manuais das crianças ou jovens é o suporte de canetas em formato de coelho da Páscoa. Os materiais necessários para construir o suporte são: rolo de papel higiénico, cartolina, olhos de artesanato, cola, bolas de algodão, caneta e tesoura. Veja as imagens abaixo, segue passo a passo e cria o teu próprio suporte criativo!

3. Coelhinho de Meia

As meias velhas, que as crianças não usam mais, podem se transformar em lindos coelhos da Páscoa. Esta ideia é muito criativa, temática e ensina os jovens a refletir sobre a importância da reciclagem. Para criar o coelho é preciso meias (podem ser coloridas), corda (para criar a forma do coelho), fita decorativa, cartolina ou caneta (para fazer o nariz e a boca), olhos artesanais, e fibra ou algodão (para encher o coelho). Segue abaixo um exemplo de um coelho de meia.

4. Ovo que não parte

Outra atividade bem diferente é fazer uma experiência, utilizando um ovo de verdade, aproveitando o tema da Páscoa. Envolve o ovo com uma película transparente e depois coloca na palma da sua mão aberta. Em seguida, fecha os dedos com força e tenta partir o ovo. A explicação desta experiência é que, apesar da casca do ovo ser fina e frágil, o seu formato não é. Pelo contrário, se fizer uma pressão igual por todos os lados do ovo, ele não partirá.

5. Ovos da Páscoa coloridos através de rolhas de cortiça

Ao reutilizar as rolhas de cortiça consegue pintar um ovo de Páscoa desenhado em um papel, tendo a ajuda das crianças para decorar e criar algo bem colorido. Uma atividade fácil e simples para fazer em casa.

Ou pode simplesmente pintar os ovos cozidos ou vazios, através de corantes alimentares, aguarelas, guaches e até marcadores. Não se esqueça de forrar a mesa e o chão com papel de jornal ou um lençol que já não queira. Para esvaziar os ovos basta fazer dois furos com uma agulha grossa, na parte de cima e de baixo do ovo. Depois, sopre para dentro de um dos furos, e a gema e a clara sairão do ovo. Cuidado ao fazer os furos! Não use muita pressão para não se partirem.

Pintar ovos é uma ótima forma de passar tempo com as crianças!


6- Caixa de ovos coloridas

As caixas de ovos, que seriam jogadas no lixo, podem ser personalizadas com a ajuda das crianças ou jovens, utilizando diversas cores para colorir. Depois, poderão utilizar as embalagens para guardar os doces da páscoa ou para decoração.

7- Não deixe o ovo cair

Esta atividade pode acabar por sujar o chão, mas com certeza é bastante divertida em família. Se tiver um jardim seria ótimo para a dinâmica, mas também pode ser no corredor dentro de casa. O desafio é andar com uma colher na mão e o ovo por cima, sem deixar ele cair. Podem adaptar o jogo se preferir, por exemplo em vez de ter a colher na mão pode ter na boca. A equipa que conseguir percorrer o maior número de vezes a distância estabelecida sem deixar o ovo cair, ganha o desafio.

8- Colocar o rabo no coelho

Quem já ouviu falar ou já brincou ao jogo de colocar o rabo no burro vai reconhecer esta atividade. Basta desenhar ou imprimir um coelho (o tamanho é opcional, mas o ideal é que ele seja no mínimo maior do que uma folha A3) e colocar o desenho na parede. Crie um rabo com lã ou material à sua escolha e coloque fita-cola nele. O desafio desta atividade é vendar a pessoa e a respectiva equipa guiá-lo, com o objetivo de colocar no sitio certo o rabo do coelho. O jogador que colocar no sítio mais próximo do local correto ganha o desafio.

Desejamos uma Feliz Páscoa e mantenham-se em segurança!

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO

Categories:

No Responses

Deixe um comentário