Como voltar à praia sem dramas

Por Daniela Sousa em

Muito se tem falado e escrito sobre o tão esperado regresso às praias. Assim que as temperaturas sobem e principalmente na nossa região algarvia é comum pensarmos nos longos dias de Verão sobre o areal, com o mar tão pertinho de nós e a sensação de bem-estar que nos provoca.

Depois de 2 meses de isolamento e contenção social, aquilo que mais nos dá vontade é de voltar aos nossos hábitos saudáveis do ponto de vista físico e mental, sendo que as idas à praia e os passeios pela costa fazem parte dos hábitos mais comuns dos portugueses.

Mas como retomar esses hábitos ainda sobre a ameaça de uma possível segunda vaga da doença Covid-19? Como sentir segurança e como interpretar todas as regras que são publicadas e divulgadas para o regresso aos areais?

Ainda antes de chegar ao areal, deve ter em mente que é estritamente proibido estacionar em zonas com sinalização de estacionamento proibido. Se o fizer, provavelmente verá o seu automóvel rebocado.

Existirá um corredor de ENTRADA e um corredor de SAÍDA, que deverá estar bem assinalado desde o parque de estacionamento, evitando ao máximo a circulação desnecessária de pessoas.

Uma das principais regras a ter em conta e que deve nos acompanhar durante toda a ida à praia é a ideia de distanciamento físico. É importante tentar frequentar praias com pouca lotação e com um grande areal, porque quanto mais pessoas estiverem no mesmo local, mais probabilidade terá de se cruzar com alguém portador do vírus e, se não tiver os devidos cuidados, contrair a doença.

Outra ideia importante a reter é que NÃO É ACONSELHÁVEL usar máscara no areal, pois a máscara húmida ou molhada torna-se de muito difícil utilização, podendo até dificultar a respiração, nomeadamente com as altas temperaturas.

No entanto, se tiver que se deslocar ao balneário ou ao bar do concessionário, deve aí sim colocar a máscara de proteção. As mesmas regras de etiqueta respiratória aplicam-se também, neste locais públicos.

Existem algumas ferramentas que irão fazer parte dos nossos dias de Verão que se avizinham. Já conhece a aplicação INFO Praia? Esta aplicação, completamente gratuita,irá fornecer informações acerca da lotação das suas praias favoritas, para que possa escolher que praia frequentar com toda a segurança.

E as Bolas de Berlim, vão desaparecer? Não.

Os vendedores ambulantes não estão proibidos de exercer a sua atividade, desde que circulem nos corredores entre os banhistas e que coloquem viseira ou máscara durante a actividade. Devem também proceder ao manuseamento dos produtos através de pinça e ainda desinfectar regularmente todas as superfícies de trabalho.

Relativamente às distâncias físicas a manter, devemos ter em mente 3 pontos:

3 metros entre guarda sóis/toldos de pequenos grupos diferentes;

1,5 metros entre tolhas pertencentes a pequenos grupos diferentes;

2 metros quadrados é a área de segurança mínima por indivíduo, quando não pertence ao mesmo agregado familiar ou grupo de amigos, ou seja, se for sozinho à praia.

E por fim, a regra mais importante de todas, CIVISMO. Estamos todos empenhados na tentativa de resolução desta pandemia. Não se esqueça que a Covid-19 não escolhe sexo, etnia, raça ou condição social. Faça a sua parte, pois se todos colaborarmos, sairemos mais fortes e resilientes desta fase.

Pense em si! Pense nos outros!

Mais informações em https://eco.sapo.pt/2020/05/17/e-este-o-manual-para-as-praias-este-verao/