O Pote da Calma (Calming Jar), é uma estratégia de regulação emocional utilizada para ajudar as crianças a sentirem-se mais tranquilas, sobretudo após um evento desafiante, como uma birra, desconcentração, agitação ou conflito.
Inspirado na Pedagogia Montessori, o objetivo é proporcionar à criança um momento de retorno à calma (atividade sensorial), onde através da atenção dirigida ao pote (organização do sistema nervoso) pode começar por respirar fundo (desacelerar os batimentos cardíacos) e a expressar os motivos pela qual se sente irritada ou frustrada.
Esta ferramenta é sobretudo útil para pais/adultos fomentarem a relação de confiança e segurança da criança auxiliando-a a melhorar o seu autocontrolo em situações de crise.
O que vai precisar:
- 1 pote de vidro ou plástico (mais seguro) com tampa
- 2 colheres de sopa de cola glitter
- 3 /4 colheres de chá de purpurina
- 1 gota de corante alimentar (opcional)
- Água quente
A cor das purpurinas, glitter e corante pode ser escolhida de acordo com o gosto da criança.
Como fazer:
- Aquecer a água. A quantidade de água depende da capacidade do pote, considerando que não o deve encher até cima, para que possa agitar o conteúdo.
- Deite a água no pote e adicione a cola glitter. Mexa bastante até que a cola glitter se dilua na água.
- Acrescente a purpurina e volte a misturar. Por fim, se desejar coloque uma gota de corante alimentar e feche bem o recipiente para que a criança não o consiga abrir.
- Entregue o pote à criança quando a água já não estiver quente.
Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica
No Responses