Atividades que estimulam a memória #9 Mímica

O jogo da mímica é muito conhecido e simples de realizar. Pode ser aplicado em diversas faixas etárias, adaptando-o a diversos graus de dificuldades. O objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa, utilizando apenas o movimento do corpo. A atividade é muito estimulante, pois impulsiona a criatividade e a imaginação, mas principalmente exercita a capacidade de pensar , em busca de soluções e respostas. Além disso, se for realizada em grupo torna o momento ainda mais especial e divertido.

É um Jogo educativo quer para crianças ou idosos infantil que permite trabalhar a criatividade, a motricidade e a interação social. Trabalha também os reflexos e a agilidade de forma divertida, promovendo a interação e competitividade saudável do grupo.

Regras do Jogo de Mímica

  1. O grupo deve estar sentado ou de pé em círculo
  2. Depois pede-se a um pessoa qualquer para escolher um cartão, e de seguida esta deve representar a ação perante o grupo, que terão de adivinhar o que está a fazer;
  3. O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica e assim sucessivamente.
  4. Motive a pessoa em questão para executar gestos diferentes, não apenas aqueles que já conhece.

O jogo da mímica possibilita brincar com o corpo, com o movimento, aprender a expressar-se de forma diferente e divertida.

Ideias para o Jogo de Mímica

Antes de iniciar o jogo providencie os cartões com as ações que deverão ser representadas. Escolha as palavras mais adequadas ao seu grupo etário. Deixo aqui alguns exemplos:

  • Ações – cortar, costurar, bater, coçar, lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, escrever, ler, correr, apagar, chamar, varrer, adormecer, tocar tambor, telefonar…
  • Animais – pato, rato, coelho, porco, vaca, borboleta, crocodilo, girafa, macaco, leão, cão, gato, elefante, cavalo, mosquito…
  • Objetos – escova de dentes, copo, prato, garfo, borracha, caneta, livro, sofá, cadeira, cama, televisão, telemóvel…

Benefícios do Jogo de Mímica

O jogo da mímica promove o desenvolvimento de algumas competências, nomeadamente:

  • Desenvolvimento motor e do equilíbrio;
  • Interação e competitividade saudável;
  • Gasto de energia;
  • Bem-estar físico e psicológico geral.

Até Breve!

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto Flamingo

Categories: