Tem uma pequena ou média empresa? Saiba o que os especialistas recomendam para sobreviver ao Covid-19

Por Daniela Sousa em

Na última semana assistiu-se, no panorama político-financeiro nacional e internacional, a uma crescente preocupação com as prováveis consequências que a pandemia de Covid-19 poderá ter no desenvolvimento económico e na produção de riqueza.

O professor universitário, graduado em Administração de Empresas, Henrique Castro Martins, deu algumas dicas ao portal administradores.com.br na sua rubrica Café com Adm.

Apesar de a realidade económica brasileira ser diferente da portuguesa, alguns conselhos poderão fazer a diferença na sua empresa.

O professor universitário defende que deve desenvolver na sua empresa uma metodologia de gestão o mais agíl possível. Tempo é dinheiro e nunca como hoje, esta expressão popular fez tanto sentido. Não existe mais espaço para empresas com metodologias muito rígidas de gestão, tanto ao nível da gestão financeira e recursos materiais, como ao nível da gestão dos recursos humanos.

Outra solução para conseguir reter mais movimento de caixa poderá passar por, se possível, adiar alguns pagamentos e antecipar algumas entradas de valor. Neste sentido, foram tomadas algumas medidas por parte do Governo, como o adiamento dos prazos de pagamentos de impostos e outras obrigações declarativas como contribuições para a Segurança Social.

Já fez a sua encomenda e agora acha que tem demasiado produto em stock? A solução poderá passar pela criação de promoções e descontos especiais que possam de alguma forma, incentivar os consumidores. Se ainda não tem uma plataforma de vendas on-line, está na altura de o fazer. As vendas on-line, tanto de produtos como de serviços pessoais e às empresas, estão em crescimento e neste momento, são essenciais para sustentar o seu negócio.

Tente manter os postos de trabalho, por exemplo, através de uma maior flexibilização dos horários de trabalho e se possível, pela antecipação das férias dos colaboradores.

Lembre-se, se for o caso, que já passamos por outras crises. Tente refletir sobre as competências que lhe foram pedidas na altura. Lembre-se das estratégias utilizadas para fazer face às dificuldades. Será que, de alguma forma, as poderá voltar a utilizar?

E por último, mas não menos importante, se possível reinvente o seu negócio. Muitas empresas estão a modificar a forma como os seus produtos chegam aos seus clientes, por exemplo, através de entregas ao domicílio ou desenvolvendo outro tipo de produtos que hoje são mais procurados.

Veja as medidas do Governo para apoio às empresas em https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-de-apoio-emprego-empresas/


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder