Como combater a solidão na terceira idade?

Existem diversas causas que impulsionam o isolamento social e a solidão nos idosos, como por exemplo a situação atual que o mundo está a viver contra a pandemia Covid-19. É importante entender que a velhice não é sinónimo de solidão ou isolamento. Prova disso, são os inúmeros idosos que, mesmo depois de passarem por situações menos boas, escolhem envelhecer de forma ativa. Mas como é que fazem para envelhecerem de forma ativa? É muito simples: Ler mais…

Saber Estudar #4 – Definição de Objetivos

Se não soubermos onde queremos chegar e quais os passos para o conseguirmos, dificilmente chegaremos a algum lado. Nesse sentido, é importante que ajude o seu filho a definir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A definição de metas e objetivos de aprendizagem é essencial para garantir um bom desempenho escolar. Por exemplo: tirar um 5 no final do ano a matemática – quais os objetivos para cada período? E para cada Ler mais…

Estratégias para comunicar melhor com o idoso com demência

As famílias que vivem com idosos com demência deparam-se com alguns desafios diários, tais como: trocar as peças de roupa, esquecer-se do próprio nome, perder-se nas ruas. Ultrapassar este tipo de barreiras pode ser muitas vezes esgotante para as famílias, principalmente quando não se sabe como agir ou o que fazer para dar resposta às necessidades do idoso. Antes de mais é importante compreender o conceito de Demência. É o termo utilizado para descrever os Ler mais…

Saber Estudar #3 – Procrastinação

Procrastinação parece uma palavra difícil de fazer. Mas é algo que, de certeza, já fez, e o seu filho também. Procrastinar significa a necessidade de adiar sucessivamente aquilo que temos para fazer e, naquele momento ou mais tarde, sentirmo-nos culpados por adiar. Todos já procrastinámos. Por exemplo, se o seu filho deveria ir estudar para um teste que terá daqui a 2 dias, mas fica no sofá em frente à televisão. Isto é procrastinar: ignorar Ler mais…

O São Martinho na APEXA!

Hoje comemora-se o Dia de São Martinho, data que é festejada um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal, no Dia de São Martinho temos pão, castanhas e água-pé. É também uma altura em que se prova novo vinho! Como diz o ditado “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Nós não fomos à Adega nem provamos vinho, mas no projeto Pró-vida Ler mais…

Saber Estudar #2 – Motivação para o Estudo

A motivação do aluno é decisiva no processo de ensino/ aprendizagem. Um aluno motivado sente interesse, curiosidade, segurança, ânimo, confiança e entusiasmo. Por outro lado, um aluno desmotivado sente desinteresse, apatia, insegurança, desânimo, inércia, desalento. Mas afinal o que é a motivação? A motivação é aquilo que move uma pessoa, é um impulso que põe a pessoa em ação. Assim sendo, um aluno motivado vai procurar novos conhecimentos, oportunidades e participar nas tarefas com maior Ler mais…

Campanha de vacinação antigripal gratuita em Vale de Margem

Na passada sexta-feira, dia 30 de outubro, os utentes do projeto Flamingo tiveram a visita da Unidade de Saúde Móvel de Proximidade da Câmara Municipal de Silves. Nesta visita o apoio foi prestado através da campanha de vacinação antigripal gratuita, que decorre durante os meses de Setembro e Outubro, aos Munícipes com mais de 65 anos e grupos de risco como Diabéticos, Cardíacos e Asmáticos. Os utentes do projeto Flamingo ficaram muto satisfeitos e agradecidos pelo apoio Ler mais…

Saber Estudar #1 – Condições Ambientais

As condições ambientais são decisivas para a planificação do estudo e, consequentemente, para o desempenho positivo do aluno. O local em que se estuda é um elemento fundamental a ter em conta na planificação do estudo. Deve ser um espaço destinado apenas ao estudo e manter-se sempre o mesmo ao longo do trabalho quotidiano do aluno. Idealmente, o local de estudo deve ser tranquilo e simples; acolhedor; sem televisão; sem brinquedos. Veja algumas das características Ler mais…

De que forma os jogos de labirinto podem contribuir para a aprendizagem?

O jogo labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, a lateralidade, o senso de organização, o planeamento, entre outras. O labirinto pode ajudar muito no desenvolvimento da criança. Andar, segurar talheres, escrever, atender ao telefone, olhar para um alvo são manifestações do que podemos chamar de lateralidade. Existem atividades que são desenvolvidas para reforçar a lateralidade com a criança, porém, de acordo com Ler mais…