Como a responsabilidade social irá ajudar o seu negócio?

“Inteligência é a capacidade de se adaptar a mudanças. A genialidade é antes de tudo a habilidade de aceitar a disciplina.” Stephen Hawking

Vivemos tempos incertos, dias em que o futuro se parece mais com um grande ponto de interrogação. A capacidade de adaptação das micro e pequenas empresas e dos pequenos produtores locais está, por estes dias, a ser posta à prova de uma forma como não há memória até então.

Surgem, neste contexto, novos projetos de responsabilidade social que trazem um novo input aos pequenos negócios locais, aos mesmo tempo que permitem ao consumidor continuar a ter acesso aos produtos que até então consumia.

É o caso da nova plataforma on-line O Prato Certo, que funciona como uma base de dados nacional de pequenos produtores agro-alimentares, sendo que alguns deles fazem até entregas ao domicílio.

Este projeto nasceu do desafio lançado pela Direção regional da Agricultura e Pescas do Algarve à Associação IN LOCO, no sentido de alargar a sua plataforma já existente, a toda a região algarvia, em parceria com a Associação Vicentina (no barlavento) e a Associação Terras do Baixo Guadiana (sotavento). São ainda parceiros deste projeto os municípios que habitualmente gerem os mercados locais, agora encerrados.

Com o encerramento dos mercados locais e dos estabelecimentos hoteleiros e de restauração, estes produtores de pequena e média dimensão passam agora por dificuldades acrescidas, o que leva ao aumento exponencial dos produtores aderentes a este projeto.

Neste momento, são já mais de 100 produtores no distrito de Faro e 116 produtores a nível nacional.

Este projeto inovador incentiva ainda a aquisição e manutenção de hábitos de vida saudável, com receitas práticas, saudáveis e bastante económicas e que respeitam a sustentabilidade e o desenvolvimento local da região.

Mais um testemunho da capacidade de adaptação dos nossos empreendedores, que demonstra que responsabilidade social e sustentabilidade local podem e devem ser compatíveis com desenvolvimento e crescimento económico.

Aceda à plataforma em https://www.pratocerto.pt/

Categories:

No Responses

Deixe um comentário