Um mês de #selfcare (calendário de autocuidados)

Por APEXA em

A construção da autoestima está fortemente relacionada com a forma como tu te estimas, ou seja, o valor que atribuis a ti mesmo. Esse valor pode ser positivo ou negativo consoante a tua história de vida, as relações que estabeleceste e o significado que atribuíste às tuas experiências.
Para uma construção e/ou fortalecimento da autoestima, encontramos como pedras basilares o autoconhecimento, a autoaceitação e os autocuidados. É sobre os autocuidados que vamos falar.

O Que é o Autocuidado (self-care)?

O autocuidado diz respeito a um conjunto e pensamentos e ações que são levadas a cabo para promover a saúde física, mental, emocional e social tendo como princípio o reconhecimento das necessidades internas de cada um. Autocuidado é o nível de atenção e dedicação que dás a ti mesmo, sem julgamento, cobrança ou expectativas irrealistas.

De um modo geral, grande parte das pessoas pratica o autocuidado de forma inconsciente e mecanizada quando se alimenta ou se veste. Contudo, a prática consciente do autocuidado pressupõe também cuidares da qualidade dos teus pensamentos, regulares as tuas emoções e encontrares uma forma livre de fazeres aquilo que mais gostas de forma responsável e apaixonada.

Partindo do princípio que quanto melhor for o teu autocuidado melhor será a tua autoestima, deixo-te aqui um calendário para iniciares em Junho 30 ações diárias positivas e intencionais para cuidares de ti e dos outros.

Imprime e  coloca-o num local visível (frigorifico, escritório, hall de entrada…) para que te possas relembrar que a vida é feita de comportamentos conscientes e cheios de significado. Deixa-te usufruir pelas experiências e prioriza o teu bem-estar pessoal.

Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clínica


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder