Treino VS Treinabilidade – InSports #treinabilidade

O Desporto enquanto fenómeno social crescente nos dias de hoje evidência relações estreitas com diversas áreas sociais, emergindo desde logo a saúde, reabilitação e economia, como as que mais se destacam neste relacionamento.

Contudo o Desporto, na sua vertente de exercício físico têm de olhar para as necessidades do praticante de forma individual e ai entram dois conceitos que se interligam e complementam: Treino e Treinabilidade.

Sendo que o conceito Geral de Treino é de fácil definição:

  • É um processo de prática de exercício para adquirir conhecimentos, habilidades, capacidades motoras e desenvolver a sua melhoria especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas.

Já o conceito de Treinabilidade é mais especifico e complexo, mas pretendo deixar como referencia a sua importância para todos os que praticam Desporto, independentemente dos seus objectivos ou necessidades.

Treinabilidade: Capacidade do atleta ser treinado através do conhecimento e adaptação das variáveis fisiológicas clássicas e individuais, ou seja, se eu pretendo realizar uma prova de maratona ou natação, o meu foco não pode estar somente fixo no treino de corrida, ou em nadar, mas sim em trabalhar várias capacidades motoras (força, velocidade, resistência e flexibilidade), sendo necessário implementar outro tipo de treino complementar com um estimulo diferenciado de modo a aumentar a minha treinabilidade especifica.

Complexo?! Não!!!– Com isto pretendo dizer que é necessário aplicar treinos diversificados, pois quanto mais a pessoa/atleta estiver treinado, menor o seu desenvolvimento no rendimento do treino, e para aumentar a Treinabilidade, devemos alterar o treino para criar adaptação, de modo a desenvolver melhor todas as capacidades, estímulos diferentes levam a resultados diferenciados.

Então deve ser utilizado um treino periodizado com diferentes metodologias em prol do objectivo pretendido para obter maior sucesso de resultados e proporcionar evolução no decorrer da actividade física.

Outra questão a ter em conta na Treinabilidade, é a vertente motora a ser treinada, e de igual modo a maturação biológica do atleta.

  • Deixo em baixo um gráfico indicador das componentes a serem trabalhadas até a idade adulta, sendo que a forma como estas são respeitadas têm enorme influência no sucesso da prática desportiva em adulto.

Por fim deixo os 5 princípios da Treinabilidade, assim como mais uma imagem explicativa com exemplos complementares de Desportos que nos levam a atingir o sucesso nos objectivos pretendidos na variabilidade de treino.

  • O Princípio da Individualidade Biológica
  • O Princípio da Adaptação
  • O Princípio da Continuidade
  • O Princípio da Sobrecarga
  • O Princípio da Interdependência de Treino

Agora que já sabes as diferenças entre Treino e Treinabilidade conforme as tuas necessidades especificas para atingir uma melhor performance, estas pronto para alcançar um melhor rendimento.

Mantém-te focado, treina bem, em segurança e até breve!

Francisco Camilo | Gestor do Projeto Desporto Adaptado InSports

Categories:

No Responses

Deixe um comentário