Saber Estudar #7 – Estilos de Aprendizagem

Se somos diferentes, a aprendizagem também ocorre de forma diferente. Se conhecer o estilo de aprendizagem do seu filho, irá conseguir ajudá-lo a encontrar estratégias que o apoiem.

Apesar de ninguém aprender de uma só forma, pode dizer-se que, de uma forma geral, cada um tem maior facilidade em aprender de uma determinada forma. Podemos, assim, apontar para 4 estilos de aprendizagem.

ATIVO

– Se o seu filho tiver um estilo de aprendizagem mais ativo, isto significa que ele se envolve totalmente em experiências novas e que tem preferência por novos desafios. São crianças que precisam constantemente de estar em atividade e que, se pudessem, o seu dia era preenchido do início ao fim com novidades. Estas crianças e jovens tendem a preferir trabalhar e estudar em grupo.

REFLEXIVO

– Se o estilo de aprendizagem do seu filho for reflexivo, isto significa que são crianças que não se envolvem de imediato em experiências novas. Estas crianças e jovens preferem observar os outros, reunir informações, analisá-las e refletir sobre elas. Gostam de considerar todas as hipóteses antes de realizar algo. Para trabalhar e estudar, precisam de recolher o máximo de informações sobre um tema para se sentirem à vontade com o assunto. Discutir sobre o tema sobre outras pessoas, pode ajudar a complementar a aprendizagem.

TEÓRICO

– O estilo de aprendizagem teórico pressupõe maior facilidade na aprendizagem com tudo o que for apresentado em teorias, modelos e conceitos. Preferem conceitos mais objetivos e informação completamente lógica e sintetizada. Estas crianças e jovens tendem a ser perfeccionistas e metódicos.

PRAGMÁTICO

– O estilo de aprendizagem pragmático implica uma aplicação prática de todas as ideias. Estas crianças e jovens tendem a ser impacientes perante muita teoria, e preferem aplicar na realidade tudo o que aprendem. São mais práticos. Para estudar preferem ver na prática como se processa determinado assunto, por exemplo, através de visitas de estudo. A reconstrução de uma situação real ou de um role play pode ajudar a complementar a aprendizagem.

Não se esqueça que cada criança aprende de forma diferente. Se tem mais de um filho, é possível que o estilo de aprendizagem de um, seja diferente do outro. Apoie o seu filho a planear as sessões de estudo tendo por base o que é mais fácil para ele ao nível da aquisição de novas aprendizagens.

Veja esta e outras dicas aqui!

Categories: