Jogos de relaxamento para crianças: Aprender a respirar profundamente.

Por Cátia Pinto em

Este tempo de quarentena que atravessamos pode ser particularmente desafiador no que diz respeito à educação, sabemos que as crianças podem ficar impacientes, stressadas e até acumular alguma tensão. Através de técnicas de relaxamento é possível que a criança relaxe e acalme.

.

A respiração profunda confere calma e bem-estar. Os exercícios respiratórios são extremamente positivos, com diversos benefícios para as crianças:

  • maior concentração e atenção;
  • maior relaxamento;
  • redução do stress e ansiedade;
  • melhor controlo das emoções.

Tenha em mente que para potenciar resultados estes exercícios devem ser realizados com regularidade.

Existem jogos simples através dos quais pode ensinar a criança a respirar profundamente.

Jogo da vela

Este jogo consiste em aprender a respirar profundamente. Deve instruir a criança a inspirar lentamente pelo nariz, enchendo a barriga de ar. Depois deve expulsar  o ar a pouco a pouco pela boca com a intenção de apagar a vela. Sempre que a vela se apagar volte a acende-la. À medida que a criança for compreendendo as instruções de respiração, deve-lhe pedir que se sente cada vez mais longe, até estar a cerca de 2 metros da vela, desta forma a criança concentra-se mais e respira um pouco mais forte. A criança não se pode levantar nem inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Depois a criança deve aproximar-se de forma progressiva até que consiga apagar a vela. Este jogo terá uma duração de aproximadamente de 5 minutos.

.

Balões coloridos

Este jogo ajudará a relaxar através da respiração correta. Tudo que você precisa é de espaço e alguns balões coloridos. Deve encher um balão até ele estourar. Encha outro e esvazie-o lentamente, manipulando a ventilação. Na próxima etapa, peça às crianças que fechem os olhos e finjam que são balões coloridos. Devem inspirar profundamente o ar e peça-lhes que o deixem sair lentamente, como no segundo balão. A última etapa do jogo é falar sobre situações em que as crianças se sentiram como o primeiro balão, ou seja, sobre momentos difíceis em que não eram capazes de suportar ou tolerar algo. Pergunte às crianças como elas enfrentaram essas situações difíceis e ofereça soluções alternativas destinadas a desenvolver a consciência dessas situações.

.

O jogo da serpente

A criança deve sentar-se em uma cadeira com as costas rectas e as mãos na barriga (abdómen). Peça à criança para se concentrar nas suas indicações. De seguida peça-lhe para puxar (inspirar) o ar profundamente pelo nariz durante 4 segundos (podemos contar o tempo para a criança), notando ao mesmo tempo como o abdómen se expande. Depois, a criança deve soltar o ar devagar, emitindo o som de uma serpente: “shhhhhhh”. Ao mesmo tempo que sente a barriga a “esvaziar”. Repita algumas vezes, este jogo terá uma duração de aproximadamente de 3 minutos.

.

Segundo Daniel Goleman, um reconhecido psicólogo na área da inteligência emocional:

“ Os exercícios de respiração otimizam o desenvolvimento cerebral das crianças para melhorar a sua atenção e reduzir o efeito do stress”

.

Para potenciar os benefícios dos exercícios de respiração estes devem ser realizados com regularidade. Os jogos aqui sugeridos são de curta duração, que poderá facilmente integrar no dia-a-dia e onde a criança irá adquirir a habilidade de respirar profundamente.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder