A prevenção dos maus-tratos na infância é uma preocupação social constante, mas todos os anos, o mês de abril acende as luzes para estarmos mais alerta. Abril é considerado o mês internacional para a prevenção dos maus-tratos infantis o que levou ao “Movimento do Laço Azul”.
Hoje em dia sabemos o que são maus-tratos. Mas a verdade é que nem sempre foi assim, pois em tempos a punição física era vista como uma “medida educativa”. Apenas a 20 de Novembro de 1989 a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Convenção dos Direitos da Criança. Desde então, a responsabilidade de proteger as crianças contra todas as formas de maus-tratos não é apenas da ONU nem do Estado Português, mas de toda a sociedade. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma criança exposta a uma situação de perigo deve comunicá-la.
Quais são os sinais e sintomas para os quais devemos estar atentos?
- Mudanças no comportamento, de extremamente agressivo para extremamente passivo
- Comportamentos autolesivos
- Alterações no controlo dos esfíncteres (enurese, encoprese)
- Perturbações do comportamento alimentar
- Falta de higiene
- Vestuário desadequado à estação do ano
- Sinais de desnutrição
- Hematomas ou queimaduras inexplicáveis
- Brincadeiras sexuais inadequadas para a idade
- Incumprimento da terapêutica prescrita em caso de doença crónica
- …
Como podemos prevenir, reconhecer e denunciar os maus-tratos infantis no meio da pandemia Covid-19?
Durante o estado de emergência e em virtude do confinamento em casa pelo COVID-19, há muito menos olhos e ouvidos para ajudar a garantir que as crianças permaneçam seguras.
É por isso urgente que cada membro da comunidade faça a sua parte, pois temos o dever e a obrigação moral de denunciar qualquer situação suspeita às entidades competentes. Não é impossível, basta estarmos atentos à casa do lado.
De facto, sabemos que o stress derivado pelo período de confinamento provoca em todos um desgaste psicológico e emocional, acrescendo problemas financeiros. Em famílias onde as relações podiam já apresentar alguns sinais de tensão, este período pode agravar o equilíbrio do meio familiar, trazendo consequências para o “elo mais fraco” da família, a criança.
A Linha SOS-Criança 116 111 é uma linha gratuita para que as crianças possam pedir ajuda, tendo sido complementada neste período de Covid-19 pelo número de WhatsApp 91 306 94 04. Segundo os dados estatísticos do Instituto de Apoio à Criança, o número de contactos quase duplicou em comparação com o período do ano anterior: de 103 (em Março de 2019) para 205 (em Março de 2020).
A prevenção dos maus-tratos na infância é uma preocupação social constante, mas em fase de pandemia, não deixemos ficar para trás este que também é o nosso dever!
Lançamos o Desafio da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – Dia 30 coloque um laço ou um peça azul à janela!
No Responses