A magia do diário

Por Cátia Pinto em

Talvez possamos achar que escrever um diário será coisa de adolescente, mas na verdade esta é uma prática que todos deveríamos implementar. Descubra aqui 12 benefícios de escrever um diário e também dicas para começar já a escrever o seu diário. Entregue-se à magia da escrita.

.

Quando falamos em diários, a nossa memória talvez nos remeta para filmes românticos ou até mesmo para adolescência onde os diários fechados com pequenos cadeados guardavam segredos. Para muitos de nós escrever um diário não é uma prática comum, no entanto deveria ser, já que o diário é uma ferramenta muito poderosa.

12 Benefícios de escrever um diário:

  • Escrever regularmente melhora a saúde mental.
  • Estimula a criatividade.
  • Ajuda a clarificar sentimentos e pensamentos.
  • Promove o autoconhecimento.
  • Benefícios na tomada de decisões.
  • Pode ajudar no seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
  • Pode ser uma ferramenta para planear a sua vida e delinear estratégia para concretizar objetivos.
  • Potencia a resolução de problemas.
  • Melhora as habilidades de escrita.
  • Maior capacidade de autorreflexão.
  • Estimula a memória
  • Maior capacidade de concentração.

3 dicas para começar a escrever um diário:

1 – Decida sobre o que você quer escrever: a ideia de escrever um diário geralmente está associada à recapitulação de um dia, semana ou eventos passados. Lembre-se que para a escrita ter um maior efeito é importante focar-se em sentimentos e emoções, não se limite apenas a descrever determinado acontecimento, escreva como isso o fez sentir, como reagiu, como poderia ter reagido, que impacto isso teve para si e porquê. Mas você também pode escrever sobre sonhos e objetivos que tenha, que passos terão que ser dados no sentido de alcançar esses mesmos objetivos. Pode e deve escrever ainda sobre coisas pelas quais é grato.

2 – Descubra o melhor horário: de acordo com um estudo realizado em 2012 pela Universidade de Toronto, no Canadá, a melhor opção é escrever o diário ao começar o dia. Isso deve-se ao facto de as pessoas estarem mais concentradas pela manhã. Algumas pessoas preferem escrever de manhã, outras antes de dormir. Independentemente do momento que escolha, o importante é encontrar um horário que funcione para si e começar a criar um hábito! Em que momento do dia se sente mais focado ou motivado para escrever?  

3 – Apenas comece: não se preocupe com a estética, se o caderno é bonito, que cor de caneta vai usar, com a caligrafia ou até mesmo com a ortografia. Foque-se apenas na experiência em si, com a libertação de pensamentos, sentimentos e emoções através da escrita. BJ Fogg, especialista em mudanças de hábito da Universidade Stanford (EUA), sugere que, para desenvolver um hábito, o importante é começar, mesmo que seja de pouco em pouco, começar com algumas frases e ir aumentando ao longo das semanas.

Algumas evidências científicas:

– Uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa indicou que os indivíduos que escrevem (durante 15 a 20 minutos de três a cinco vezes por semana) sobre os seus eventos traumáticos, situações de stresse, pensamentos e emoções negativas conseguirem processar mais facilmente as suas emoções para superar tais situações.

– Uma investigação conduzida pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) concluiu que a prática de escrever ajuda a acalmar, reduzindo as hormonas ligadas ao stress e melhorando o sistema imunológico.

– Na Wright State University, em Ohio, um estudo foi aplicado a estudantes de negócios para medir sua criatividade, e descobriu-se que um dos factores determinantes era o hábito de escrever um diário.

– Um estudo da Universidade do Texas (EUA), constatou que pessoas que adotaram o hábito do diário são mais saudáveis de maneira geral. Segundo o psicólogo e professor na Universidade do Texas, James Pennebaker:

“É preciso entender que inibir as emoções tem impacto negativo sobre o corpo. O esforço feito para não pensar sobre algo desagradável ou para não sentir determinada emoção se torna fonte de stress psicológico, capaz de causar doenças…. Escrever ajuda as pessoas a entender e organizar psicologicamente os eventos vividos. A partir daí, elas dormem melhor, o nível de stress baixa e fica mais fácil a interação social com amigos e parentes. Todas essas coisas melhoram a saúde física”

Renda-se à magia do diário…esta é uma ótima forma de documentarmos alguns acontecimentos importantes da nossa vida, mas acima de tudo é uma ferramenta poderosa para a nossa saúde física e mental.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder