Aproveita a Quarentena para Aprender uma nova Língua

Tem-se tornado cada vez mais popular no mundo todo, então talvez seja importante saber que o Duolingo é o maior site para aprender de forma gratuita idiomas do mundo todo. Ele chegou ao nosso país e já figura como uma das principais ferramentas do género por aqui, além de fazer sucesso em diversas partes do planeta.

Pela plataforma, os nativos da lingua portuguesa podem aprender muitos idiomas diferentes, Além de estar disponível para uso completo e irrestrito na web, o Duolingo apresenta versões para Android, iOS (iPhone iPad e iPod touch) e Windows Phone. Isso quer dizer que o serviço pode ser usado na íntegra tanto por meio de um computador como através de um tablet ou smartphone.

O serviço tem sido usado não somente por indivíduos que querem aprender um novo idioma ou aprimorar seus conhecimentos daqueles que já conhecem, mas também em salas de aula como apoio para estudantes na hora de adquirir prática em línguas estrangeiras.

Versão web do Duolingo
App para Android
App para iPhone/iPad/iPod touch
App para Windows Phone

Como usar?

O modelo educacional adotado pelo Duolingo consiste em focar mais na escrita e no ditado do que na conversação. Funciona como um jogo, os utilizadores da ferramenta vão acumulando pontos e, com isso, conquistando novas posições numa árvore com ramificações de habilidades.

Para conquistar esses pontos, deve completar tarefas, e o Duolingo só considera que aprendeu uma habilidade quando finaliza com sucesso todas as lições relacionadas com ela. Mas não se preocupe, caso erre, poderá retornar a qualquer tarefa posteriormente.

O conteúdo da plataforma é estruturado em temas, o que facilita a compreensão da matéria. Assim, encontrará categorias como advérbios, lugares, objetos, pessoas, saudações, conjunções, cores, comidas, plurais e por aí fora.

Primeiros passos no Duolingo

Passo 1. Primeiramente, entre na página www.duolingo.com e clique em “Começar agora”.

Duolingo: o que é e como usar

Passo 2. Escolher o idioma que quer aprender.

Duolingo: o que é e como usar

Passo 3. No passo seguinte, pode optar por ver um guia sobre como funciona a plataforma clicando em “Começar o tour”.

Duolingo: o que é e como usar

Ao final do tour — ou a qualquer momento, caso você queira pular a introdução — clique em “Crie um perfil” para registrar sua conta.

Duolingo: o que é e como usar

Ao longo da apresentação, aprende os principais detalhes para começar a usar a ferramenta. As lições do Duolingo incluem, obviamente, a prática. Então, também vai poder traduzir palavras e frases manualmente para descobrir se as aulas estão surtindo efeito ou não.

Duolingo: o que é e como usar

Para intensificar os resultados, o Duolingo trabalha com metas. Porém, como cada pessoa tem seu próprio ritmo, a plataforma deixa escolher os seus próprios objetivos.

Duolingo: o que é e como usar

Começar a Sério

Agora que já foi apresentado à ferramenta, escolha por onde começar. As duas opções logo de caras são ir direto para o módulo inicial (“Básico 1”) ou então testar as suas capacidades no idioma que quer aprender (“Teste”).

Duolingo: o que é e como usar

Ao realizar o teste, pode ultrapassar inúmeras etapas e ganhar diversos níveis dentro do Duolingo.

Duolingo: o que é e como usar

Não importa qual é a escolha, o Duolingo trabalha com texto e áudio para que aprenda um novo idioma. Há sempre a opção de ouvir uma frase falada, o que ajuda na compreensão auditiva do outro idioma.

Acompanhe o progresso

Na parte direita da página inicial está o resumo do seu desempenho no Duolingo. Ali encontra um quadro chamado “Personal Trainer”, que exibe os pontos que ganhou e quantos deve acumular para conquistar uma nova habilidade.

Duolingo: o que é e como usar

Além disso, ele mostra há quantos dias está a aprender e quantas horas faltam para terminar seus estudos.

Reforçando unidades

Esta opção, que aparece no ecran depois de concluir alguns módulos dentro do Duolingo, serve para revisitar conteúdos pelos quais já passou. Esse recurso é bastante útil para rever conteúdos e manter tudo fresco na sua memória.

Duolingo: o que é e como usar

Conforme vai usando a ferramenta, a prática torna-o especialista em todos os recursos oferecidos pela plataforma. Sem dúvida, é uma forma simples, barata e muito útil de aprender um novo idioma.

Categories:

No Responses

Deixe um comentário