AUTONOMIA E INTEGRAÇÃO

A APEXA desenvolve uma série de iniciativas e ações voltadas para promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com deficiência. A atividade da APEXA neste campo, está também alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, que buscam criar um mundo mais justo, inclusivo e sustentável para todas as pessoas.

Ao promover a integração social e profissional de pessoas com deficiência, a APEXA contribui para o avanço dos ODS, que visam garantir igualdade de oportunidades para todos, independentemente de suas habilidades e circunstâncias. Esta dedicação em melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas excepcionais reflete o compromisso da APEXA em contribuir para um mundo mais acolhedor, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas, e todos têm a oportunidade de viver uma vida digna e significativa.

A APEXA atua nas comunidades de Lagoa e Albufeira através de projetos de cariz comunitário que visam promover a autonomia das pessoas com deficiência e combater a falta de integração social e profissional que muitas vezes enfrentam. Por meio de um suporte coletivo e ações que incentivam a participação ativa, a atividade da APEXA busca potencializar a execução das atividades diárias, contribuindo para o bem-estar social, pessoal e emocional dos beneficiários e suas famílias.

Ainda neste âmbito a APEXA realiza sessões de sensibilização sobre deficiência junto de vários agentes dinamizadores do tecido empresarial, e das próprias empresas, proporcionando um espaço de consciencialização e entendimento para a sociedade. Essas atividades educacionais capacitam tanto pessoas com deficiência quanto aquelas sem deficiência, procurando envolvê-las num papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Por fim, a APEXA também disponibiliza a estas pessoas, apoio social constante, de forma orientadora e organizada com o objetivo de efetivar e garantir os direitos dos cidadãos, além de promover a capacitação e a autonomia das pessoas com deficiência. Nesse ambiente de apoio e suporte abrangente, a atividade da APEXA visa fortalecer as habilidades e recursos dos beneficiários, capacitando-os de forma a que possam ter uma maior independência e participação na sociedade.

Em conjunto com todos, a atividade da APEXA reflete o compromisso e a dedicação em promover a inclusão, a autonomia e o bem-estar das pessoas com deficiência, buscando construir uma comunidade mais acolhedora, acessível e igualitária para todos os seus membros.

ODS 3: Saúde e Bem-Estar
Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas com deficiência, promovendo a integração social e profissional. Ao fornecer apoio constante e orientação, a organização busca garantir o acesso aos serviços de saúde adequados e capacitar os beneficiários a terem maior autonomia em relação à sua saúde e bem-estar.

ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Económico
Através de projetos comunitários, a APEXA visa promover a autonomia das pessoas com deficiência e combater a falta de integração social e profissional. Contribuindo para o bem-estar social e pessoal dos beneficiários, a organização busca criar oportunidades junto das empresas para o trabalho decente e o crescimento económico inclusivo, garantindo que todos tenham a possibilidade de participar ativamente da economia.

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
A APEXA atua nas comunidades, procurando construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos os seus membros. Criando sinergias com diversos parceiros, desenvolvendo ações comunitárias em conjunto. A instituição cria assim um clima de integração social e promove a participação ativa dos beneficiários nas comunidades locais, a organização contribui para a criação de cidades mais sustentáveis, acessíveis e acolhedoras.

APEXA – ALGARVE, PORTUGAL | SABE MAIS SOBRE COMO PODEMOS AJUDAR E TRABALHAR EM CONJUNTO | info@apexa.org | +351 289 561 637 chamada p/ rede fixa nacional