O nosso quotidiano até algum tempo atrás era marcado pela ‘falta de tempo ou prioridades’, pelo stresse e pela necessidade de estarmos sempre ativos e ‘online’. A realidade mudou e neste momento tens a oportunidade de na crise retirares o ‘s’ e ficares com a palavra ‘crie.’
Na vontade de criar algo novo e transformador na rotina, o desafio que hoje te proponho é colorir o teu presente. Colorir é hoje em dia uma forma de meditar, de te conectares com o ‘aqui e agora’ e de desenvolveres uma série de competências cognitivas e emocionais.
Nesta técnica de arteterapia, ou seja, de autoexpressão é importante falarmos das Mandalas.
Mandala é uma palavra em sâncristo que significa círculo e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Muito utilizado em culturas como o budismo e o hinduísmo, a mandala têm sido utilizada como uma técnica meditativa que promove a atenção plena, criatividade e tomada de decisão, sendo muitas vezes utilizada no tratamento de patologias como a depressão, ansiedade e deficit de atenção.
Sejam as mandalas ou os desenhos para colorir, este exercício tem muitos benefícios sensoriais, emocionais e cognitivos, podendo ser introduzidos numa rotina tanto para adultos como para as crianças.
Algumas sugestões para esta dinâmica:
- Pinta as mandalas ou os desenhos utilizando lápis de cor, lápis de cera, marcadores ou aguarela.
- Cria as tuas próprias mandalas (formas geométricas concêntricas).
- Após concluir a ilustração podes emoldura-las.
De forma a inspirar-te, deixo-te aqui alguns desenhos para colorires:
Bibliografia dos desenhos/mandalas:
‘Um ano de mindfulness: Meditações semanais para colorires’, Editora Pergaminho, 2015
‘Livro para colorir: Arte terapia para adultos’, Lisboa: Editorial Presença, 2015
Até breve,
Marisela Agra
Psicóloga Clinica
No Responses