Treino Físico para utilizadores de cadeiras de rodas

Por APEXA em

Exercícios físicos e alongamentos devem ser realizados diariamente, ou com alguma frequência, de forma a obter benefícios para a saúde como prevenção de lesões, problemas cardiovasculares, melhoria do condicionamento físico, aeróbico e também o aumento da massa muscular.

Deste modo apresentamos um treino físico para utilizadores de cadeiras de rodas.

Treino:

Para iniciar o treino, e como forma de ativação muscular dos braços, movimente-se pela casa, ou pelo espaço onde vai realizar o treino durante 1 minuto. Durante esta ativação execute também o movimento de ‘’apanhar algo imaginário do chão’’ no lado direito e esquerdo da cadeira, como forma de aquecimento dos músculos laterais, frontais e posteriores do tronco.

Na parte fundamental do treino efectue os seguintes exercícios da seguinte forma:

Execute os exercícios durante 40 segundos com descanso de 15 segundos entre cada um, faça uma pausa de 1 minuto e volte a repetir os exercícios.

Ou

Execute 20 repetições de cada exercício com 1 minuto de descanso no final, e volte a repetir os exercícios.

Relembro que pode executar este plano de treino continuamente as vezes que conseguir, ou opte por realizá-los várias vezes ao dia, e todos os dias!

No final, proceda aos alongamentos como exemplificado no seguinte artigo – http://apexaonline.pt/atividade-fisica-para-utilizadores-de-cadeira-de-rodas/

Bons treinos

Mantenham-se ativos e saudáveis

Até breve

Filipe Alcântara – Técnico Superior de Desporto