Revista do Ano – 2023

JANEIRO – APEXA além fronteiras

Começámos o ano em grande com os primeiros passos para o estabelecimento de uma parceria com a Universidade de S. Paulo no âmbito do trabalho com os cuidadores de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo. Neste âmbito tivemos a agradável visita do Dr. Felipe Giorgi, psicólogo, professor universitário, e membro da Associação dos Amigos dos Autistas de São Paulo.

FEVEREIRO – Caminhos Universitários

Ainda no âmbito da investigação em Fevereiro trabalhámos diretamente com o CEAD da UAlg – Uma plataforma que tem como missão promover e executar atividade de investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.

MARÇO – 20 Anos Excepcionais

Em Março a APEXA fez 20 Anos, são muitos dias de trabalho pela inclusão de pessoas com deficiência, que fizemos questão de comemorar com uma Cerimónia Especial, um Pic-Nic Aberto a toda a Comunidade e o Lançamento de um Documentário sobre a nossa origem e estas duas décadas de trabalho.

ABRIL – Sustentabilidade e Comunidade

Temos a preocupação de que todas as nossas iniciativas, projetos e atividades tenham muito impacto nas comunidades onde estamos inseridos, e sempre de forma sustentável. Por isso é fundamental assinalar que neste mês concluímos o processo inicial com os nossos amigos da StoneSoup Consulting para a sustentabilidade e medição de impacto social da nossa ação.

MAIO – Um brinde à Inclusão

Como parte integrante do projeto “AGITAR 2023″ co-financiado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação – IP, realizámos em Maio um evento muito especial, onde juntámos mais de duas dezenas de empresários para promover a sensibilização para a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

JUNHO – Verão com Sinergias

Na busca por mais suporte a pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, e aos seus cuidadores, a APEXA continuou o seu trabalho pela criação de mais parcerias e troca de experiências com outras entidades, neste mês destacamos as conversas com a Vencer Autismo (Porto), a Inovar Autismo (Santarém) e ainda o evento realizado para cuidadores com a Academia Mentes Brilhantes (Albufeira)

JULHO – Debate para todos

O debate e a partilha de ideias são ferramentas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nesse sentido a APEXA com a ajuda da Europe Direct Algarve, aliou-se aos nossos companheiros espanhóis da Aljafe – Academia de Debate, da universidade de Córdoba que se dedica a promover espaços seguros de troca de ideias.

AGOSTO – Verão Comunitário

Aproveitando o sol e o calor de Agosto fomos para a rua, onde participámos em imensos eventos comunitários, diversos arraiais de verão e na FATACIL. A participação nestes eventos permitiu-nos conhecer pessoas, criar laços com outras entidades e organizações da sociedade, mas acima de tudo estarmos próximos das pessoas e das comunidades onde estamos inseridos.

SETEMBRO – Integração Digital

No final do verão destacamos o lançamento do projeto “Gerações em Rede”, uma parceria com o programa Agora Nós – Eu sou Digital, do Instituto Português do Desporto e Juventude – IP, com este projeto pretendemos dar à população sénior do concelho de Silves, a oportunidade de ganhar competências com as novas tecnologias de informação digital, através de formações prestadas pelos mais novos.

OUTUBRO – Emprego para Todos

Na área da empregabilidade de pessoas com deficiência, e na sequência das atividades do projeto “AGITAR 2023” em outubro trabalhámos com o grupo Real Hotels para a criação de um plano corporativo de responsabilidade social focado na inclusão de pessoas com deficiência. Além de atividades em todas as unidades hoteleiras do grupo espalhadas pelo país, ainda fizemos um fundamental levantamento do estado das politicas de Diversidade e Inclusão com os colaboradores do grupo, onde participaram mais de uma centena de pessoas.

NOVEMBRO – A Mente e o Autismo

Iniciou-se em Novembro o projeto “MindAut” Este projeto tem como missão criar um ambiente de aprendizagem onde a inclusão é a palavra-chave. Com um foco nas necessidades das crianças com autismo, os cuidadores desempenham um papel crucial e serão informados das diversas formas de auxiliar os seus filhos. Em conjunto com cuidadores, escolas e toda a comunidade iremos trabalhar para uma sociedade mais inclusiva no que toca ao Autismo.

DEZEMBRO – Um Natal para Todos

Em Dezembro decidimos alargar as celebrações natalícias, numa semana completa, onde cada dia trouxe novas experiências. A semana começou no dia internacional das pessoas com deficiência, com uma marcha de sensibilização e prolongou-se com workshops estimulantes, tertúlias enriquecedoras, exposições de arte cativantes, desportos inclusivos, magia de proximidade, e terminou com uma fantástica festa de Natal. Este evento foi sinónimo de partilha e inclusão mas acima de tudo de um forte envolvimento comunitário.

Categories:

No Responses

Deixe um comentário