O Projeto LACUS além de apoiar diretamente Adultos com Deficiência em situação de Exclusão Social e que não estão inseridos em qualquer sistema de ensino, programa de desenvolvimento e/ou integração social, também será um local de Apoio a Famílias de crianças e jovens em idade escolar, apostando nas valências do Apoio Terapêutico e da Formação. A dinamização comunitária articulada é pois o elemento chave deste projeto – Pessoas, Entidades e Instituições do concelho de Lagoa.

TRATADO LAGOA INCLUSIVA

Após a análise do diagnóstico social de Lagoa, concluímos que existem 4 áreas criticas para a falta de resposta no concelho e como tal, o projeto LACUS aponta um caminho para a solução efetiva das mesmas. Assente na Transparência, Trabalho Inclusivo e busca de Parcerias. Este não é um projeto da APEXA, nem para a APEXA, mas sim, um manifesto de intenções que queremos tornar realidade, em prol da comunidade de Lagoa – com pessoas e para pessoas, por um concelho mais Inclusivo.

Serviços

APOIO ESPECIALIZADO A grupos socialmente vulneráveis, pais e cuidadores de pessoas com deficiência residente s no concelho de Lagoa e áreas limítrofes .

APOIO COMPLEMENTAR nas crianças com Necessidades Educativas Especiais

Criação de um CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL para resposta direta às familias de Jovens Adultos com Deficiência

Expansão do CENTRO DE APOIO TERAPÊUTICO da APEXA – WithCare – ao Concelho de Lagoa com Terapia da Fala e Psicologia