Porque é que o meu filho não pára quieto?

Por Nicole Palma em

Se a sua casa é um local de brincadeiras intensas a toda a hora. Se o seu filho está constantemente a saltar, bater, puxar, empurrar e tem sempre as almofadas e brinquedos espalhados pelo chão, sabe o que é ter um “filho agitado”. Esta informação é para si!

O sentido da proprioceção pode ser um fator a considerar quando se trata de crianças que necessitam de muito movimento para se manterem reguladas. Este sentido permite-nos perceber como está a posição das partes do nosso corpo (pernas, braços, dedos) através dos recetores nas nossas articulações e músculos. Esta função é fundamental para o dia-a-dia, quando queremos percorrer um corredor sem bater contra os móveis ou para planear a pressão necessária a exercer para não partir o bico do lápis/brinquedo. 

Algumas crianças necessitam de mais informação propriocetiva para ajudar a regular os seus corpos e mentes. Elas poderão parecer “hiperativas”, mas na verdade, estão apenas a procurar as sensações que os seus corpos necessitam. Nestes casos, as crianças precisam de informação sensorial que ofereça resistência e impacto.

Para estas crianças adicionar uma dose saudável de informações propriocetivas através da realização de atividades com carga pode ajudar a promover um comportamento mais calmo e organizado. Assim, torna- se essencial criar momentos com componente motora que possam ser facilmente incorporados no dia– a- dia da criança.

Desta forma, para manter ou fortalecer a proprioceção, incentive o seu filho a ter experiências de brincadeira que ofereçam resistência aos músculos. A isto também se pode chamar trabalho pesado, que basicamente consiste em atividades que exigem puxar, empurrar e carregar objetos pesados. Existem inúmeras oportunidades em que este “trabalho pesado” pode ser realizado, como por exemplo:

  • Empurrar/puxar objetos pesados
  • Transportar livros
  • Carregar o cesto da roupa suja
  • Empurrar um carinho de mão com outra criança lá dentro
  • Transportar os sacos das compras
  • Apanhar pedras pesadas para fazer uma construção
  • Usar o aspirador
  • Carregar caixas pesadas
  • Luta de almofadas

Estas atividades são ótimas formas de oferecer uma boa entrada de informação sensorial às articulações e músculos. O trabalho pesado ajuda a desenvolver um sistema propriocetivo forte e capaz. Fornece às crianças estratégias para permanecerem calmas, focadas e prontas para participar em atividades mais sedentárias e exigentes, como os trabalhos escolares.