Pescador de Sonhos – Um Projeto Inclusivo e Multicultural

Por Ana Revés em

A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONG’s, bem como de Organizações Europeias ativas na luta contra a pobreza. Foi fundada em 1990, em Bruxelas, e está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal.

Criada em 17 de Dezembro de 1991, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional. A ação da EAPN Portugal encontra-se sediada no Porto, mas estende-se a todo o país através de 19 Núcleos Distritais: Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Tem por base uma visão que ambiciona um mundo livre de pobreza e que luta contra a exclusão social, que vai de encontro ao objetivo base do nosso projeto: Pescador de Sonhos.

O Pescador de Sonhos é um projeto da APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve) que objetiva o trabalho com a população infantojuvenil, residente no concelho de Albufeira, provenientes de contextos familiares e sociais mais vulneráveis e que revelam maiores dificuldades de integração social.

Tem como propósito incentivar e promover o sucesso escolar precoce. Pretende-se fazer a ponte entre a escola e a família, apoiando também as famílias destas crianças e jovens, através de uma intervenção transversal de proximidade. O foco passa também pelo desenvolvimento de competências socio emocionais e pelo combate à exclusão social e comportamentos desviantes.

Para além disto, somos um projeto bastante rico e orgulhoso na sua diversidade cultural. As crianças com quem intervimos diariamente têm 11 nacionalidades diferentes: Guiné-bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Rússia, Ucrânia, Moldávia, Brasil, Portugal, Paquistão e França.

Assim sendo, aceitámos o desafio que a EAPN nos lançou e tornámo-nos parceiros do Núcleo de Faro, participando na Semana da Interculturalidade. Com o objetivo de promover a cultura do outro, criámos um vídeo que representa algumas das várias culturas que abraçamos diariamente, passando a mensagem que apesar de sermos todos diferentes, ao mesmo tempo, somos todos iguais.

Assista ao nosso vídeo!

Acompanhe o nosso trabalho mais de perto!

No facebook: https://www.facebook.com/pescadordesonhos.apexa/

No Instagram: https://instagram.com/pescadordesonhos.apexa?igshid=1udmf8f71lhjt

Encontre-nos:
Rua dos Tordos Lote 5, Loja 15
Quinta da Bela Vista
8200-230 Albufeira