O seu filho senta-se em “W”? Cuidado!

Por APEXA em

O desenvolvimento motor é um processo sequencial e fundamental no desenvolvimento de uma criança para a aquisição de várias habilidades motoras.

Através do brincar a criança irá adquirir várias competências para o seu desenvolvimento e por isso, o ambiente onde ocorre deve ser propício a uma aprendizagem adequada. Para além disso, durante todo este processo contínuo deve-se sempre incentivar a criança a assumir uma postura correta.

O que é a posição de sentar em “W”?

A posição de sentar em “W” (w-sit) é uma postura assumida quando a criança se senta no chão, com a pernas posicionada em formato de um “W”.

Muitas crianças colocam-se frequentemente na posição em “W” quando sentadas no chão e assim permanecem durante algum tempo a brincar, sem qualquer iniciativa de mudar de posição.

Será a posição de sentar em “W” aconselhada às crianças?

Não! Esta posição não é adequada, por isso pais, cuidadores e educadores corrijam sempre que possível.

As crianças precisam de brincar e quando estão concentradas num brinquedo, não se preocupam com a sua postura, muito menos em manter o seu equilíbrio. Sentadas na posição em “W” mantêm a estabilidade da anca e do tronco, o que lhes facilita a manipulação e as brincadeiras. 

O problema é que esta posição é tão estável, que a criança  não necessita de realizar rotações de tronco e transferência de peso do seu corpo, durante as suas atividades lúdicas, o que faz com que não fortaleça os diversos grupos musculares, o que proporciona também uma menor coordenação motora e equilíbrio.

Para além disso, com esta posição mantida por longos períodos de tempo, é provável a ocorrência de problemas ortopédicos associados, nomeadamente ao nível da anca, devido a  encurtamentos musculares. Para a anca se desenvolver corretamente, é necessário que o fémur esteja encaixado no acetábulo e quando isto não acontece, a situação evolui para uma anca instável.

Esta posição não é adequada! Pais, cuidadores e educadores corrijam sempre que possível esta posição (w) nas pernas das crianças.

Como evitar ou corrigir?

A forma mais fácil de prevenir, é evitar desde início que se torne um hábito recorrente esta posição. As crianças devem ser estimuladas a mudar de posição e devem ser chamadas à atenção para corrigirem a sua postura, por exemplo, podem colocar as pernas esticadas ou cruzadas “à chinês”, sempre com comandos verbais simples e eficazes para a criança compreenda e se necessário exemplificar.

Nos casos em que a correção para a criança é mais complicada devido a este hábito estar demasiado sólido, habitue o seu filho a brincar sentado numa mesa adequada ao seu tamanho, para evitar posturas incorretas.

As crianças ao estarem a brincar é frequente que mudem de postura várias vezes durante as suas brincadeiras. Consistência e persistência na correção das posturas incorretas do seu filho são fundamentais desde o início das brincadeiras no chão.

Existem vários problemas relacionados com uma má postura, por isso a melhor solução é adquirir hábitos posturais saudáveis desde criança, de forma a evitar futuras patologias e alterações estruturais relacionadas com as más posturas. 

Para concluir, e de modo a evitar problemas futuros relacionados com o que foi mencionado acima, a melhor ação é corrigir a postura, o que neste caso, é a posição de sentada em “W”.

Sentar em “W” não é recomendado a nenhuma criança!

São as recomendações da Fisioterapeuta da APEXA – Ana Santinhos.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder