Mais uma renovação do estado de emergência…

Por Sílvia Henriqueto em

Começa hoje, dia 02 de março de 2021, uma nova renovação do estado de emergência, que irá vigorar até 16 de março de 2021. Com esta renovação mantêm-se também os sentimentos de ansiedade, medo e stress provocados pela pandemia.

Tem-se falado na “fadiga da pandemia”, que não é mais do que o cansaço por nos mantermos durante tantos meses em constante estado de alerta e preocupação. É natural que nos possamos sentir fartos desta situação (porque já fizemos sacrifícios no 1º confinamento e agora estamos mais cansados e menos motivados neste segundo confinamento), mas é fundamental que continuemos a cumprir as recomendações.

Como gerir o impacto psicológico do confinamento?

  • É natural sentir angústia, tristeza, medo e muito cansaço. E é extremamente importante que cuide de si e do seu bem-estar. Realize atividades que lhe deem satisfação.
  • Partilhe o que sente com familiares e amigos, pois pode ajudar a sentir-se melhor.
  • Mantenha o contacto com os outros, pois a diminuição da proximidade física não significa o afastamento social ou emocional.
  • Garanta que passa tempo em que se “desliga” dos ecrãs/ tecnologia.
  • Se estiver em teletrabalho tente manter uma rotina, para que seja possível continuar a dedicar momentos a atividades de lazer, mantendo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
  • Adapte as estratégias que utilizou para lidar com o 1º confinamento para este 2º confinamento.
  • Lembre-se que é fundamental manter uma rotina do sono e praticar atividade física, pois ambos influenciam o nosso equilíbrio emocional.

Este segundo confinamento é um desafio à nossa saúde mental. Mas estar em confinamento não significa estar só. Cuide de si, apoie os seus. Se precisar de ajuda, contacte-nos – APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve 289561637 / 960172730