Começa hoje, dia 02 de março de 2021, uma nova renovação do estado de emergência, que irá vigorar até 16 de março de 2021. Com esta renovação mantêm-se também os sentimentos de ansiedade, medo e stress provocados pela pandemia.
Tem-se falado na “fadiga da pandemia”, que não é mais do que o cansaço por nos mantermos durante tantos meses em constante estado de alerta e preocupação. É natural que nos possamos sentir fartos desta situação (porque já fizemos sacrifícios no 1º confinamento e agora estamos mais cansados e menos motivados neste segundo confinamento), mas é fundamental que continuemos a cumprir as recomendações.
Como gerir o impacto psicológico do confinamento?
- É natural sentir angústia, tristeza, medo e muito cansaço. E é extremamente importante que cuide de si e do seu bem-estar. Realize atividades que lhe deem satisfação.
- Partilhe o que sente com familiares e amigos, pois pode ajudar a sentir-se melhor.
- Mantenha o contacto com os outros, pois a diminuição da proximidade física não significa o afastamento social ou emocional.
- Garanta que passa tempo em que se “desliga” dos ecrãs/ tecnologia.
- Se estiver em teletrabalho tente manter uma rotina, para que seja possível continuar a dedicar momentos a atividades de lazer, mantendo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Adapte as estratégias que utilizou para lidar com o 1º confinamento para este 2º confinamento.
- Lembre-se que é fundamental manter uma rotina do sono e praticar atividade física, pois ambos influenciam o nosso equilíbrio emocional.
Este segundo confinamento é um desafio à nossa saúde mental. Mas estar em confinamento não significa estar só. Cuide de si, apoie os seus. Se precisar de ajuda, contacte-nos – APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve 289 561 637 / 960172730