Ir da Exclusão Social aos Sonhos

Por Sílvia Henriqueto em

Já abordámos aqui a questão das desigualdades sociais em Portugal e das repercussões que estas trazem para a infância. E neste tema é inevitável não abordar a exclusão social.

A exclusão social pode ser definida como uma combinação de falta de meios económicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis. Os fatores que podem contribuir para a exclusão social podem ser os problemas laborais, os padrões de educação e de vida, a saúde, a nacionalidade, a toxicodependência, a desigualdade e a orientação sexual.

Se pensarmos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, os dois primeiros artigos dizem inequivocamente quais são os direitos básicos de todos os seres humanos. Ora vejamos:

“Artigo 1º – Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos (…)”

“Artigo 2º – Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades, sem distinção de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

A luta pela inclusão social é, portanto, um dever de cada um de nós. Este é, também, um dos pilares da APEXA – o combate à exclusão social. A esta Associação, pertence também o Projeto “Pescador de Sonhos”. Este é um dos projetos que tem como objetivo a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens em situação de risco, vulnerabilidade ou exclusão social do concelho de Albufeira.

Atuamos junto de crianças e jovens para promover o sucesso escolar e prevenir o abandono escolar e a exclusão social, envolvendo família, escola e comunidade. Este é um espaço onde qualquer criança e jovem tem a oportunidade de aprender, compreender, pensar, brincar, partilhar e, sobretudo, sonhar. Por isso, o nosso trabalho também se adapta a estas novas circunstâncias do Covid-19.

A educação pode vir, no futuro, a ter várias reformulações, e os nossos projetos também se têm adaptado a este período. O apoio ao estudo é agora um acompanhamento à distância e o envolvimento da família é agora feito através de desafios e tarefas que possam ser executadas em família. O GIS – Gabinete de Intervenção Social da APEXA mantém-se também em contacto próximo de modo a encontrar respostas adequadas às suas situações-problema.

Se ainda não nos conhece, ou para qualquer dúvida, contacte-nos pelo telemóvel 961223831 ou através do email pescadordesonhos.apexa@gmail.com Estamos também disponíveis através dos contactos da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve 289 561 637 / 960172730 ou info@apexa.org

Se nos quiser ajudar a lutar pela inclusão social, torne-se um Amigo Excepcional e juntos faremos parte de uma rede de apoio, em Albufeira ou Lagoa. Saiba mais em www.apexa.org/amigo

Vamos tornar-nos uma sociedade mais inclusiva!


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder