Dicas para promover a Autonomia do seu filho

Antes da pandemia Covid-19 vivíamos numa sociedade consumista e acelerada, em que o mundo laboral ocupava uma grande parte do tempo dos pais. Vivíamos com grandes exigências num estilo de vida stressante e pouco saudável. Estes fatores de desgaste e de consumo de tempo refletem-se na rotina e nas relações familiares. Sobretudo na autonomia dos filhos.

Quando o tempo é curto, os pais não permitem que os filhos façam tarefas normativas do desenvolvimento como vestir/despir, calçar, comer, etc. Ou seja, os pais focam-se na economia do tempo e na forma mais eficiente de realizar as tarefas do quotidiano, colocando o desenvolvimento da criança em segundo plano. Uma vez que não concedem à criança tempo e espaço, nem a oportunidade de falhar e criar novas estratégias para concretizar tarefas. O nosso estilo de vida é o grande sabotador do desenvolvimento natural da criança!

Outro fator que interfere na autonomia das crianças é a superproteção. O conforto que os pais conferem às suas crianças tem repercussões porque ao dar tudo pronto e tudo feito, elas não vão desenvolver a capacidade de resolução de problemas e do pensamento crítico. Estamos a dificultar o processo de superação das exigências que as esperam no futuro e assim, impedir que se tornem competentes na realização das tarefas.

Quando se repete uma tarefa diariamente com sucesso, esta vai transformar-se numa rotina. Mas se alguém a faz pela criança, está a indicar-lhe que não está apta para realizá-la. O que compromete uma rotina diária satisfatória. Para criar novos hábitos e rotinas é necessário consistência, persistência e tempo até que, se torne uma competência adquirida.

É da máxima importância incentivar as nossas crianças na participação nos diversos momentos do quotidiano. Para que, de uma forma sustentável e acompanhada, possa reforçar a aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências, fomentando o seu desempenho nos desafios que lhes são colocados.

Para promover a autonomia do seu filho, de acordo com a sua idade, partilho consigo algumas atividades. Aproveite o tempo em família para educar e desenvolver as competências do seu filho de uma forma divertida e descontraída.

Categories: