Crie rotinas, elabore um horário para miúdos e graúdos.

Por Cátia Pinto em

Já pensou em coisas que gostaria de fazer mas que não tinha tempo? Pois bem, o momento presente pode ser uma oportunidade para isso. Tem crianças em casa? É importante criar atividades que as mantenham ocupadas, distraídas e ativas. Está em teletrabalho? É então necessário fazer uma boa gestão do tempo. Qualquer que seja a situação em que se encontra, manter rotinas e organizar o seu tempo é uma ajuda valiosa. E como fazer isso? Criando um horário semanal.

Organize a sua quarenta!

Você conhece a sua família melhor que ninguém, é importante criar um horário que seja adequado a todos e vá ao encontro das vossas necessidades. No entanto, deixaremos aqui algumas ideias e sugestões que poderão ser uteis.  

Se tem crianças em casa, organize o seu dia-a-dia de modo a ter momentos só para si. Pode parecer difícil, mas dependendo da idade das crianças pode-se ajustar o horário, por exemplo se a criança é pequena pode aproveitar o tempo da sexta para ter “o seu momento”, ou até mesmo à noite depois das crianças adormecerem. O importante é que tenha momentos para si, ter esse tempo só seu! Seja para relaxar, seja para descontrair, seja até para trabalhar de forma mais concentrada.

Faça o horário juntamente com as crianças, isso fará com que elas se sintam mais comprometidas.

Avalie as atividades que as crianças poderão fazer de forma autónoma e as atividades que necessitarão da sua participação ou supervisão. Isto permite-lhe gerir também o seu tempo para as tarefas domésticas e/ou trabalho.

O que pode incluir no horário:

  • “Hora do despertar” (acordar, higiene e vestir) e “Hora do deitar” (higiene, pijama e até pode incluir uma história antes de dormir).

  • “Hora da refeição” (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar) Envolva as crianças, consoante a idade há diversas tarefas nas quais elas podem ajudar.

  • Atividades escolares .

  • Trabalhos manuais (desenho, pintura, plasticina, recortes, colagens, etc.).

  • Brincadeira livre (ver T.V, jogar Tablet, consola, ler, etc.).

  • Jogos em família (dominó, cartas, damas, jogos de tabuleiro, jogo do galo, origamis, etc.).

  • Atividades motoras (dançar, ginástica, yoga, zumba, etc.).

  • Tempo de relaxamento (ler, escrever, ver uma série, meditar, ouvir musica, contar uma história, etc.)

Se não tem crianças em casa é de igual forma importante manter uma rotina e gerir o seu tempo, principalmente se estiver em teletrabalho. Se estiver em teletrabalho o horário semanal é uma ótima ferramenta para se guiar, gerindo de melhor forma as horas dedicadas ao trabalho e as horas “livres”.

O que pode fazer nas horas livres:

  • Fazer coisas que queria e não tinha tempo, como por exemplo organizar um álbum com fotos de família, arrumar o guarda-fato, fazer uma limpeza geral à sua casa, organizar o seu computador, ler o tal livro, ver o tal filme, etc..

  • Fazer exercício físico, hoje em dia há ferramentas que temos ao nosso dispor, como por exemplo o youtube e aplicações para o telemóvel. Pode fazer ginástica, zumba, pilates, yoga…no youtube há variadíssimas aulas, pesquise e mantenha-se ativo.

  • Cursos on-line, alguns até gratuitos. Procure por áreas do seu interesse.

  • Meditação, se nunca meditou porque não experimentar?! No youtube por exemplo há diversas meditações. Sendo que as meditações guiadas são ótimas para quem está a iniciar.

  • Ler, se não tiver livros em casa, na internet pode encontrar vários livros para descarregar gratuitamente.

  • Pintar, desenhar, fazer crochê, escrever, etc.

Procure fazer atividades que goste, explore novos interesses, arrisque novas receitas, dê asas à imaginação…o importante é manter-se ativo, positivo e saudável.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder