O jogo da mímica é muito conhecido e simples de realizar. Pode ser aplicado em diversas faixas etárias, adaptando-o a diversos graus de dificuldades. O objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa, utilizando apenas o movimento do corpo. A atividade é muito estimulante, pois impulsiona a criatividade e a imaginação, mas principalmente exercita a capacidade de pensar , em busca de soluções e respostas. Além disso, se for realizada em grupo torna o momento ainda mais especial e divertido.
É um Jogo educativo quer para crianças ou idosos infantil que permite trabalhar a criatividade, a motricidade e a interação social. Trabalha também os reflexos e a agilidade de forma divertida, promovendo a interação e competitividade saudável do grupo.
Regras do Jogo de Mímica
- O grupo deve estar sentado ou de pé em círculo
- Depois pede-se a um pessoa qualquer para escolher um cartão, e de seguida esta deve representar a ação perante o grupo, que terão de adivinhar o que está a fazer;
- O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica e assim sucessivamente.
- Motive a pessoa em questão para executar gestos diferentes, não apenas aqueles que já conhece.
O jogo da mímica possibilita brincar com o corpo, com o movimento, aprender a expressar-se de forma diferente e divertida.
Ideias para o Jogo de Mímica
Antes de iniciar o jogo providencie os cartões com as ações que deverão ser representadas. Escolha as palavras mais adequadas ao seu grupo etário. Deixo aqui alguns exemplos:
- Ações – cortar, costurar, bater, coçar, lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, escrever, ler, correr, apagar, chamar, varrer, adormecer, tocar tambor, telefonar…
- Animais – pato, rato, coelho, porco, vaca, borboleta, crocodilo, girafa, macaco, leão, cão, gato, elefante, cavalo, mosquito…
- Objetos – escova de dentes, copo, prato, garfo, borracha, caneta, livro, sofá, cadeira, cama, televisão, telemóvel…
Benefícios do Jogo de Mímica
O jogo da mímica promove o desenvolvimento de algumas competências, nomeadamente:
- Desenvolvimento motor e do equilíbrio;
- Interação e competitividade saudável;
- Gasto de energia;
- Bem-estar físico e psicológico geral.
Até Breve!
Cátia Évora | Educadora Social do Projeto Flamingo