Atividades que estimulam a memória #8 Adivinhas

Por Cátia Évora em

O jogo das adivinhas é um jogo divertido com diversos formatos, tendo como principal objetivo: tentar deduzir a resposta proposta pelo grupo ou adversário (que pode ser um filme, uma época, um famoso ou um familiar). Também é possível dar e receber pistas para ajudar no processo. Este jogo explora a memória a curto-prazo, a criatividade e o trabalho em grupo. Para além disso, é gerada uma enorme diversão entre a família, sendo extremamente essencial para a manutenção de saúde emocional do idoso.

O jogo das adivinhas é muito mais do que uma atividade lúdica, pois consiste num desafio para o raciocínio e para o pensamento lógico. As adivinhas são manifestações muito antigas, próprias da cultura popular. A maioria destes enigmas são do domínio público, não sabendo ao certo quem as inventou, ou seja, a maioria delas são transmitidas de geração para geração. As adivinhas, normalmente, costumam iniciar-se com perguntas como ”o que é, o que é…?” e  a sua estrutura é basicamente feita com uma pergunta que tem uma resposta engraçada e divertida. Mas existem também adivinhas que exigem alguma lógica e outras que possuem diversos “trocadilhos” que faz com toda a gente se divirta.

Para além de ser um jogo muito divertido e inteligente, contribui muito para o enriquecimento do vocabulário, exercitando o cérebro e ajudando na associação de ideias e de expressões que estimulam cada vez mais a relação com o autoconhecimento.

Abaixo segue algumas adivinhas que pode colocar à sua família, criando um ambiente familiar bem divertido:

Corre, corre, sem ter pés, dá-te na cara e não o vês. O que é?

Vento.

Qual é a palavra que tem quatro sílabas e vinte e três letras?

Alfabeto.

Qual é coisa, qual é ela, que tem uma perna mais comprida que a outra e noite e dia anda sem parar?

Relógio.

Qual é coisa, qual é ela? Que respira sem pulmões e tem pés mas não anda?

Planta.

Qual é coisa, qual é ela? Que põe o mundo a dançar, tem notas e não é dinheiro?

Música.

Qual é a coisa, qual é ela que varre o céu todos os dias?

Língua.

Qual é o mês em que as mulheres falam menos?

Fevereiro.

Se quiser pesquisar mais adivinhas pode pesquisar no site viagens em miúdos.

Até Breve!

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO