Atividades que estimulam a memória #7 Jogo de encaixe

Por Cátia Évora em

jogo de encaixe é uma ótima atividade para desenvolver a coordenação motora fina, a coordenação olho mão, o raciocínio lógico e a concentração. Estimula também o desenvolvimento motor e a orientação espacial das crianças. É um óptimo jogo para treinar os movimentos, dar noção de equilíbrio bem como as cores e formas. Além disso, eles estimulam a curiosidade e são mais versáteis, já que podem ser utilizados para montar, construir ou encaixar.

Parece muito simples, mas na terceira idade já torna-se mais complicado, principalmente quando o idoso tem alguma dificuldade cognitiva. As peças trazem diversos níveis de dificuldades, desde os simples até os complexos, mas o recomendado é optar por aqueles mais básicos e evoluir ao longo do tempo.

No que toca a propor jogos para idosos é necessário levar alguns pontos em consideração. Deixe que ele escolha a actividade que mais o agrada e integra novas propostas com carinho e paciência. Também é importante deixá-lo resolver cada desafio em seu tempo e ajudá-lo quando necessário.

Os jogos em grupo, além de serem divertidas, são formas criativas de reunir a família e proporcionar um momento de descontracção à vida das pessoas na terceira idade.

Abaixo segue alguns exemplos de jogos de encaixe que pode construir em casa para o seu idoso ou filho realizar:

1. Uma forma divertida de construir um jogo de encaixe caseiro é espetar tubos de plástico/papel num quadrado Polietileno, e em seguida utilizar argolas, pedaços de macarrão e até cereais para preenchê-los. Outra forma é utilizar rolos de papel higiénico pintados com diferentes cores, e colocar canudos de plásticos/papel com os tons correspondentes em cada um deles.

2. As Caixas de papelão são excelentes para construir jogos de encaixe. Pode utilizar diferentes bolas de cor, com o objectivo de aprender a identificar as cores, e até fazer furos de diferentes tamanhos, que só servirão para as formas certas.

3. Os rolos de papel higiénico também são ótimos para construir jogos de encaixe, fazendo pequenos furos para passar canudos de plástico/papel no seu interior (unindo-os, como na imagem abaixo) ou fazer recortes para que um rolo encaixe no outro, formando uma torre.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é fgvfrgbvfd.png
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é gvdfgvdg.png

4. Também pode construir o jogo com o objectivo de aprender a identificar formas geométricas e a montar uma espécie de quebra-cabeça, utilizando apenas papelão e feltro.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é brinquedos-de-encaixe-18-3.jpg

5. Canudos de feltros e um escorredor de massa é uma óptima combinação para um jogo de encaixe.

6. E por fim pode utilizar garrafas de plástico e rolhas de cortiça, recortando a parte superior de diversas embalagens descartáveis e colar num cartão. O objectivo depois é encaixar a tampa na garrafa certa e tentar encaixar as rolhas de cortiça dentro da garrafa.

Até Breve!

Cátia Évora | Educadora Social do Projeto FLAMINGO