Apexa - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

FLAMINGO HEADER

Projecto FLAMINGO

Projecto FLAMINGO

O Projeto FLAMINGO tem como Missão prestar apoio a Pessoas com Necessidades Especiais residentes no Concelho de Silves. Seguindo as linhas orientadoras da sua entidade promotora APEXA, pretende dar soluções a estas pessoas, que permitam a sua integração na sociedade e melhorem significativamente a sua qualidade de vida. 

Após a cedência da Antiga Escola Primária de Vale de Margem à APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, pelo Município de Silves, tornou-se bastante claro que o município ansiava por uma resposta social urgente, e é nesse sentido que é criado o Projeto FLAMINGO. 


Dada a tendência da população do Concelho de Silves para o isolamento e também para o envelhecimento, especulamos com base no relatório do Censos 2001 que a população com deficiência em residente no conselho de Silves neste momento seja de aproximadamente 2660 pessoas. Devido a este facto é óbvia a necessidade urgente de intervenção e criação de mais estruturas de apoio, no seio desta população carenciada. Segundo o Diagnóstico Social da Rede Social de Silves - os principais problemas existentes na população com deficiência do Concelho de Silves são o Desemprego e Dificuldade de Locomoção, pelo que até ao momento nos parece pertinente a intervenção nas Áreas do Empreendedorismo Social e das Acessibilidades. 


Assim sendo pretendemos iniciar este projeto em duas fases, fazendo assim com que a Ação do Projeto FLAMINGO seja faseada e em simultâneo, nos mostre o tipo de público com que vamos lidar, resumindo assim as duas fases do FLAMINGO em dois capítulos bastante distintos: 

Fase 1 - Reconhecimento e Ação; 
Fase 2 -Intervenção e Apoio 

Esta ação concentra-se numa sustentação triangular de apoio à Deficiência no concelho. Sensibilização, Levantamento e Apoio, são os três pilares deste projeto.