Apexa - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

pescador

Pescador de Sonhos

Pescador de Sonhos

Trata-se de uma candidatura da APEXA à 5ª Geração do Programa Escolhas tendo como destinatários prioritários os jovens desocupados do concelho de Albufeira e os jovens em risco de abandono ou identificados por outras situações vulneráveis do Agrupamento de Escolas de Albufeira. O atual contexto socioeconómico sobrepõe-se à lógica da prevenção acentuando as desigualdades sociais, onde as respostas institucionais se tornam afuniladas, muitas vezes imperceptíveis ou inacessíveis para jovens com pouca escolaridade e em clara situação de risco social.

Nesse sentido, o projeto Pescador de Sonhos pretende ser uma resposta integrada não só de prevenção mas de resolução imediata, assente numa lógica de inovação e compromisso social, atuando numa perspectiva de co-responsabilização e implicação de outros intervenientes no processo de promoção e capacitação de jovens em risco. A abordagem é sobretudo experimental, combinando um ciclo de formação e informação permanente com uma resposta prática, promotora da auto-estima e resiliência dos jovens sobre o eixo participação/cidadania/empreendorismo.

Para o conseguir, propomos um conjunto de estratégias participativas tendo como finalidade última a ocupação, seja ela a empregabilidade ou a educação. Uma perspectiva assente no papel da mediação, da acessibilidade e acima de tudo oportunidade onde o sector privado é interveniente num processo de abertura e desconstrução de obstáculos institucionais ou comunicacionais, proporcionando a experiência em simultâneo com o treinamento de competências pessoais e sociais.