Apexa - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

sitefotopresidente

Breve história sobre a APEXA

Breve história sobre a APEXA

No ano de 2003 não havia no Algarve, capacidade de resposta a dar às pessoas com deficiência. Deparando-se com esta situação, um grupo de pais e amigos de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, e considerando esta uma realidade emergente, sentiram necessidade de criar uma estrutura de apoio a estas causas e às pessoas envolvidas nesta problemática.

A A.A.P.E.A. - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, denominada por APEXA., foi fundada a 19 de Março de 2003 em escritura lavrada fl. 50 do livro de notas, nº 352 ? C, do 2º Cartório de Loulé e publicado em Diário da Republica nº 176, a 1 de Agosto de 2003.

Mensagem do Presidente:

"Quando pensamos em ter um filho, só estamos preparados para que seja saudável e formatamos o nosso futuro nesse sentido. Quando vi o meu filho e percebi que algo era diferente, senti que ainda tinha um dever maior para com ele. Torna-lo mais feliz foi desde cedo a minha maior missão. Neste sentido, senti necessidade de criar um espaço em que não só ele mas também outros como ele, fossem capazes de ser mais e melhor. Com o apoio de outras famílias que, tal como eu, não viam recursos disponíveis na sociedade, foi possível desenvolver um projeto excepcional. Tão excepcional que ainda hoje se mantém em atividade. Excepcional ao ponto de ter uma perspetiva de futuro, de manter portas abertas a todos aqueles que necessitem de apoio; pretendemos continuar a fazer o sol de todos os dias brilhar um pouco mais, expectamos permanecer juntos para percorrer mais trilhos e assim mantermo-nos juntos neste caminho por muito, muito tempo."

Nuno Manuel Marques Neto